Operação da PMMA apreende 5 pedras de diamante e fiscaliza garimpo no Rio Grande

Uma grande operação desencadeada pela Polícia Militar do Meio Ambiente durante todo o dia de ontem no Rio Grande, na região do Chatão, resultou em cinco pedras de diamante apreendidas, duas pessoas conduzidas para a Polícia Federal, além de 10 balsas fiscalizadas e 20 garimpeiros abordados.

A operação foi desenvolvida para atender denúncias anônimas de possível garimpagem ilegal no Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com São Paulo. A partir das fiscalizações os policiais encontraram uma balsa que, apesar de estar com toda documentação legalizada, estava fora da área autorizada para seu garimpo.

A balsa é de fabricação caseira e estava atracada ainda às margens do rio, no entanto, em pleno funcionamento. A extração de diamantes se dá pela sucção do material do leito do Rio Grande, que sobe por uma bica e é lavada com a própria água retirada, permitindo visualizar os diamantes. Cascalho, pedras, areia e demais materiais, incluindo a água, são então devolvidos ao rio, separando apenas os diamantes.

Ao verificar a documentação da balsa junto a seu proprietário, foram apresentados comprovantes junto aos órgãos federais e estaduais, no entanto, naquele momento, a balsa encontrava fora da área autorizada, caracterizando a infração. O proprietário da balsa alegou que a embarcação teria sido arrastada de seu local de ação por chuva e ventos e, provavelmente os garimpeiros não se atentaram a esse fato. Naquele momento havia cinco pedras de diamante que foram garimpadas do local, que foram apreendidas. O proprietário da balsa e o responsável por ela foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Uberaba para que pudessem esclarecer a situação.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: