UEMG-Frutal terá estação meteorológica em região “cega” para institutos de monitoramento

Por meio de projeto aprovado via FAPEMIG, Frutal vai ganhar uma estação meteorológica que será instalada na UEMG. O objetivo é cobrir uma região considerada “cega” no que diz respeito ao acompanhamento do tempo, fornecendo dados mais precisos não só de previsão do tempo mas de futuras precipitações e alterações no clima, oferecendo melhores parâmetros principalmente para produtores rurais que dependem dessas informações.

O projeto foi apresentado na última semana pela professora Daniela Fernanda da Silva, do curso de Agronomia, durante visita do vice-reitor Tiago Torres Costa à Unidade de Frutal.

Conforme explicou a professora Daniela, a área do município é uma região “cega” para os institutos de meteorologia. Sendo assim, o objetivo do projeto é monitorar o clima local e compartilhar os dados de forma pública, já que há grande variação das temperaturas e precipitação de chuvas. “A falta de dados meteorológicos locais tende a levar agricultores a cometer equívocos no manejo de suas culturas,” destacou a professora ao ressaltar que ter acesso à essas informações otimiza a qualidade da produção, do armazenamento e até mesmo do transporte. 

O projeto inclui a estação e a disponibilização dos dados para acesso por meio de dispositivos móveis, plataforma web em tempo real, além de um boletim mensal Agrometeorológico. O financiamento do projeto ocorre dentro do edital 01/2021 da Fapemig com valor estimado em R$ 65,8 mil e tem duração de 36 meses.  

Compõem a equipe do projeto os professores Sérgio Carlos Portari, Ivan José dos Reis Filho e João Alberto Fischer Filho. 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: