Noticias

Prefeita de Uberaba lidera movimento Duplica BR-262

Audiência pública no dia 26, em Araxá, vai discutir a duplicação da BR-262

Com o objetivo de debater a importância da duplicação da BR-262 no trecho entre Uberaba-Araxá-Nova Serrana-Belo Horizonte, evento organizado pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) ocorreu no Gabinete da prefeita e presidente da associação, Elisa Araújo, na manhã desta quarta-feira (10). Na oportunidade, foi anunciada de forma oficial, o agendamento de audiência pública no dia 26 de janeiro, em Araxá, para tratar do assunto.

“Essa mobilização é de interesse de toda população do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pois está diretamente ligada a uma das principais vias do desenvolvimento estratégico de Minas Gerais, e que serve de rota para o escoamento da produção, a indústria, o comércio e turismo. É uma questão de salvar vidas também, por meio de uma estrada que ofereça qualidade e segurança a todos os usuários da via”, disse Elisa.

Estudo realizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e apresentado em audiência pública realizada em Brasília, no dia 1º de dezembro de 2022, abrange apenas a duplicação de 44km, 127km de terceira faixa e correção em dezenas de curvas. A proposta é reunir subsídios importantes de todos os setores para reforçar aos governos Estadual e Federal e estabelecer a prioridade para a obra de duplicação.

“É a busca da solução desse problema que é, realmente, a falta de melhor infraestrutura da 262, e que nos atormenta há tantos e tantos anos”, acentuou Elisa Araújo, ao lembrar a necessidade de se conseguir com que a ANTT reverta a decisão de seguir a pesquisa de fluxo de veículos realizada durante a pandemia, volume esse bem inferior ao que pode ser verificado, agora. Elisa Araújo assumiu a missão de alinhar com os prefeitos da região e com o Governo do Estado para que estejam também mobilizados na luta pró-duplicação da BR-262. 

De outra parte, o ex-prefeito e ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, da mesma forma, avaliou a reunião como “ótima”, nesse momento em que a região busca conseguir duplicar sua principal rodovia de acesso à capital do Estado. “Nós queremos a duplicação. Estamos dispostos a pagar por isso. Nós conhecemos muito bem as estradas ruins de Minas Gerais e as estradas boas do Estado de São Paulo. Não queremos perder a oportunidade de ter uma estrada boa que nos leva até Belo Horizonte”, disse.

Ao final dos trabalhos, por sugestão da prefeita Elisa Araújo, foi criada a Coordenação da Região de Uberaba com vistas às próximas etapas do Movimento Duplica 262, a começar pela audiência pública de Araxá: Vanessa Silva Faria, secretária Executiva da Amvale; Antônio Bessa, coordenador da SOC (Sociedade Civil Organizada) e José Luiz Alves, indicado por Anderson Adauto. Outras duas coordenações também serão criadas: Araxá e Uberlândia

…..

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

Assessor de Comunicação/

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: