Noticias

Frei Gabriel realiza mais de 600 tomografias por mês

O Hospital Frei Gabriel realiza em média mais de 600 tomografias computadorizadas todos os meses. A tomografia computadorizada é o exame de diagnóstico por imagens.

O tomógrafo, equipamento com radiação ionizante, mostra, com altíssima precisão, os órgãos internos para identificar possíveis lesões, traumas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias, entre outros.

O técnico em radiologia, Enoque Soares Souto, reforça a importância do equipamento para a população. “Um hospital sem uma tomografia é uma unidade hospitalar incompleta. Porque esse equipamento é fundamental para fechar um diagnóstico, ele é um exame completíssimo que avalia todas as estruturas do corpo e ajuda na resolução de diversas situações relacionadas à saúde”.

O técnico em radiologia explica que o exame leva apenas poucos segundos e é completamente seguro. “Muitas pessoas ficam assustadas quando ouvem que vão precisar passar por uma tomografia porque acham que o tomógrafo é igual a um aparelho de ressonância. Mas é completamente diferente, o tomógrafo tem o campo aberto, o fundo não é fechado. Então ele não dá aquela sensação de enclausuramento, o paciente pode vir sem medo”.

Contudo, Enoque dá algumas orientações para as pessoas que precisam passar pelo exame. “O ideal é que o paciente que vai passar pelo tomógrafo venha sem nenhuma peça com metal, seja ela de roupa ou mesmo brincos, colares piercings, porque esses materiais interferem na qualidade do exame”.

Ele ainda explica que o paciente não precisa passar por nenhuma preparação prévia antes de se submeter ao exame.

A instalação de um tomógrafo no Frei Gabriel foi um marco na história do hospital, pois ele agiliza o atendimento e diagnóstico do paciente, melhorando assim a vida da população, dos médicos e profissionais da saúde.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: