Noticias

Cemig alerta: é dever do cliente manter livre acesso ao padrão de energia 

A Cemig alerta para um dos principais deveres dos seus clientes, relacionados ao padrão de entrada de energia, que é manter o livre acesso às instalações da medição. As situações em que a companhia precisa acessar o padrão estão relacionadas à necessidade de realizar periodicamente a leitura do medidor, ou ainda para fazer vistorias, inspeções e manutenções com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia.  

Segundo Mellindre Shayenne de Carvalho Santos, analista de Proteção da Receita da Cemig, mais que um dever, o livre acesso ao padrão de energia é um procedimento que deve ser entendido pelos clientes como uma garantia do atendimento pela companhia, pois em casos de falta de energia, o padrão precisa ser acessado para a manutenção e, por questões de segurança, independentemente de onde seja o defeito, precisa ser desligado. Além disso, as instalações de medição precisam passar periodicamente por inspeção e manutenção visando garantir a qualidade da energia que chega ao imóvel.

“Muitas vezes as equipes da Cemig são chamadas para atendimentos de falta de energia, ou vão até o endereço para procedimentos de inspeção ou leitura e, ao chegarem ao local informado, se deparam com o acesso ao padrão de energia com alguma restrição, seja por entulhos, veículos, animais ou mesmo situações mais extremas, como o impedimento pelo próprio cliente, o que inviabiliza o atendimento”, conta a especialista da companhia.

Uma das consequências, nos casos de restrição de acesso ou impedimento por parte do cliente, é o desligamento da unidade, por parte da companhia, mesmo que a fatura esteja em dia. Neste caso, a religação é condicionada à regularização da situação de acesso ao padrão de energia. Tais medidas estão previstas na legislação vigente, que é a Resolução 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. 

Outra necessidade é a rotina de leitura do medidor, pois a única garantia para que o consumo seja faturado corretamente é o acesso do leiturista ao padrão.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: