Controle Interno é tema de capacitação para servidores de controladorias gerais de municípios da Amvale

Aconteceu nesta quarta-feira (19), promovida pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Controladoria Geral do Município de Uberaba, a capacitação com a temática “Noções gerais e requisitos essenciais para efetivo controle interno”.

Ministrada pela controladora Adjunta da Prefeitura de Uberaba, Júnia Cecília Camargo de Oliveira, a capacitação contou com a participação de controles internos e técnicos das controladorias municipais de prefeituras da região.

“O objetivo da iniciativa foi de capacitar os servidores municipais para que estejam sempre alinhados com a legislação”, destacou a secretária Executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria, ao abrir a programação do treinamento. Ela ressaltou o grande suporte que a Associação tem recebido da Controladoria Geral da Prefeitura de Uberaba que irá proporcionar, inclusive, a oferta de novas capacitações ainda este ano, além de uma ampla programação de cursos e treinamentos para o exercício de 2023.  

Representando o presidente da entidade e prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, ao agradecer a presença da controladora Júnia Camargo e dos gestores participantes, Vanessa Faria enfatizou que a Amvale está atenta em oferecer esse tipo de capacitação focada na realização de um trabalho preventivo, além de adotar metodologias mais práticas e eficientes, e que contribuam com o fluxo de trabalho em toda escala administrativa.

Júnia Camargo apresentou aos gestores temas para bons resultados na administração pública, através de diferentes perspectivas teóricas e práticas para aplicação nas prefeituras.

“É importante levar informação para os municípios vizinhos que, às vezes, tenham uma estrutura um pouco menor nessa área”, diz a controladora. “Nosso objetivo é capacitar para que os sistemas de controle interno sejam efetivos. Não existe gestão sem controle”, diz.

Júnia Camargo expôs, em seguida, que, com órgãos de controle fortalecidos, reflete na prestação de serviços como um todo, desde o combate à corrupção até na melhoria dos processos internos.

As orientações realizadas pela Amvale buscam ajudar a criar, implementar e acompanhar rotinas, pareceres, relatórios, além de instruções normativas capazes de trazer segurança ao gestor.

O sistema de controle interno é um instrumento de mudança que apoia os governantes a prestarem contas dos resultados obtidos, em função da responsabilidade a eles conferida. A existência de Controle Interno é de extrema importância para que haja eficácia na utilização das verbas públicas por parte dos governantes.

…..

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

assessor de Comunicação/Amvale

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação