UFTM completa 17 anos e movimenta valores do tamanho do orçamento municipal

Muitos dos atuais alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) nem existiam quando o atual deputado federal Aelton Freitas, então senador da República, relatou no dia 27 de julho de 2005 o projeto que transformou a então faculdade em universidade, ampliando o leque de possibilidades, de acesso e de abrangência tanto em termos de formação superior gratuita, como em geração de emprego e desenvolvimento econômico e social em geral.

A Lei 11.152, de 29 de julho de 2005 foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de agosto de 2005, Seção 1 – Número 146, às páginas 2 e 3. À época, eram três cursos, hoje são cerca de 30 em várias áreas como de licenciatura e engenharias, suprindo a demanda na região. E são 17 pós-graduações, mestrados e doutorados, além de 37 residências.

A UFTM gera 2.205 empregos diretos, além dos cerca de 3 mil do Hospital das Clínicas. São quase 6 mil empregos diretos. “A injeção de dinheiro na Cidade graças à UFTM é do tamanho da receita do município de Uberaba. A UFTM equivale à outra prefeitura, recursos circulando no Município”, observa Aelton.

Campi. Além do crescimento enorme de cursos oferecidos, a UFTM também cresceu em campis e passou a contar com o de Iturama, onde são oferecidos três cursos, entre eles agronomia. A partir do ano que vem, o campus Iturama contará também com zootecnia e a partir de 2024 medicina veterinária.  Sem dúvidas a menina dos olhos de Aelton é a UFTM. “Daqui a pouco estaremos em 40 cursos no mínimo, só crescendo a injeção de recursos, de melhorias, de pesquisa, de qualificação”.

No projeto de criação da Universidade, está prevista a abertura de Campus em Frutal e Araxá. As tratativas para implantação em Araxá, segundo informa o reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo ao deputado, foram iniciadas entre a Universidade, o Governo de Minas e o MEC.  Estrutura. Como pontuou o deputado Aelton Freitas, a UFTM expandiu no ensino, pesquisa e extensão ampliando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, bem como em estrutura física. O reitor ressalta ainda , a conclusão do Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata (14 andares), no bairro Abadia, a conclusão da sede definitiva do Campus Universitário de Iturama que inclui Fazenda Escola. Lembra a construção do Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos da UFTM – CEFITO, visando a ser mais um braço da pesquisa.

Recentemente, ressalta o reitor, foi assinado convênio para o repasse dos recursos para a construção da unidade que abrigará laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência, heliponto e área de acolhimento no Hospital de Clínicas da UFTM/EBSERH. A licitação será conduzida pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU e a estimativa para início das obras é para este semestre.

A Universidade presta apoio e atenção à comunidade e ao meio ambiente mediante a oferta de serviços, programas e atividades de Extensão Universitária e mantém o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) no programa de Geoparques (UNESCO) e acordos de cooperação universidades de várias partes do mundo.

Qualidade. A UFTM é reconhecida como uma das melhores universidades do País. Na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2019 – atualizada em 26/11/2020 – a Universidade recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Os resultados apontam a Universidade como a décima instituição de ensino superior melhor avaliada em Minas Gerais. A Universidade responde, ainda, pelo vigésimo oitavo lugar na categoria ensino, quadragésimo primeiro lugar na categoria pesquisa e quadragésimo sexto lugar geral entre 197 universidades brasileiras públicas e privadas na avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019. Em 2021 não houve edição do RUF. Conforme o reitor Luis Fernando, “tais resultados – destaca mostram um desempenho satisfatório da UFTM, considerando o tempo desde a sua transformação em universidade federal ocorrida em 2005”.

Jorn. Gê Alves

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: