Secretaria do Produtor Rural começa a construir pontes com sistema de contenção feita de pneus

A obra de construção da nova ponte na região rural do Córrego Alegre executada pela Prefeitura de Frutal possui uma inovação ecológica.

Sai a velha estrutura feita de madeira para dar lugar a uma ponte mais moderna e ecologicamente correta construída com tubos de concreto e pneus.

De acordo com o secretário do produtor rural, Carlos Humberto Ferreira Júnior, além de ser ecologicamente correta, esse modelo de construção gera mais economia para o governo municipal. “A partir de agora todas as pontes que forem reconstruídas ou revitalizadas em nosso município utilizarão essa técnica. Inclusive batizamos essa iniciativa de “Aterro Ecológico: Ligando caminhos e preservando o futuro”.

Ainda de acordo com Carlos, uma ponte de madeira tem uma vida útil de 3 a 5 anos e contribui com o desmatamento. Já esse tipo de ponte que foi construída, pela primeira vez, será permanente, só será necessária fazer a manutenção dela e ela ainda não causa nenhum dano ao meio ambiente.

Os pneus com os quais são construídos o sistema de contenção dessas novas pontes demoram, em média, 450 anos para se decomporem no meio ambiente. A técnica não é novidade, pois é amplamente utilizada em outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Os pneus são instalados rapidamente sobre as bases de regularização, seu preenchimento se dá com o uso de cimento e tubos de concreto. “Esse tipo de construção tem melhor custo-benefício e vem de encontro com a necessidade da melhoria das pontes das estradas rurais do nosso município”, ressalta Carlos.

Ainda segundo o secretário, a obra de construção da ponte foi custeada exclusivamente pela Prefeitura. “É difícil conseguir recursos para a zona rural, o investimento na cidade costuma gerar mais retorno, costuma dar mais votos, mas mesmo com as dificuldades estamos cuidando do produtor rural da nossa cidade. Mas é importante ressaltar que contamos com o valoroso apoio de moradores da região, em especial do doutor Luciano a quem quero agradecer publicamente”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: