Patrulha Rural é debatida na Tribuna da Câmara de Frutal

Por iniciativa do vereador Juninho do Sindicato, foi feito convite ao Comandante do 69º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Júlio César C. de Oliveira, para que usasse o espaço da tribuna livre para explicar como está sendo realizado o trabalho da patrulha rural. Como o Tenente Coronel Júlio Cesar está em férias, o Capitão Araújo Lima, subcomandante do Batalhão, esteve na Câmara falando sobre o tema.

Capitão Araújo informou que está em Frutal desde janeiro, e que é policial desde 2002, atuando sempre em Belo Horizonte. Teve recentemente o desejo de vir residir no interior. Disse que veio para ficar e que Frutal será sua cidade.

Sobre o tema da tribuna, lembrou que a área rural do município é muito extensa, mas que Frutal conta com uma tropa da PM muito aguerrida e diferenciada. Comentou da parceria existente em Frutal entre PM, polícia civil, ministério público e poder judiciário, que trabalham em conjunto.

Informou ainda que a equipe da patrulha rural já dobrou de tamanho. E que há uma setorização da zona rural, com treinamentos já estão sendo feitos com especialistas em patrulha rural. Estão também sendo montadas as células de vizinhos protegidos da zona rural, e que já houve uma reunião com produtores rurais para implantação desse projeto. Revelou uma conversa com o prefeito Bruno Augusto, que lhe informou que, numa segunda etapa, serão instalados os totens de segurança na zona rural, o que ajudará no patrulhamento.

O Capitão Araújo destacou que o crime no campo requer um planejamento. Com os totens e a rede de informações dos produtores é possível haver uma prevenção do crime.

O vereador Juninho do Sindicato opinou que a patrulha rural está pequena pelo tamanho do município. O Capitão Araújo reconheceu o problema do baixo efetivo. E que essa questão demora um pouco a ser resolvida, porque leva-se um tempo para se formar um policial.

O vereador Jhonathan Lavador diz que, juntamente com os vereadores Zizi, Edivalder e Tõe da Véia, estiveram na Cidade Administrativa em reunião com o Secretário de Governo, solicitando o aumento do efetivo da PM em Frutal. Parabenizou o trabalho que vem sendo feito, inclusive na recente recaptura dos fugitivos para Apac

O vereador Alex Freitas fez duas perguntas: se a criação de uma guarda municipal ajuda a melhorar a segurança pública e se o governo municipal tem apoiado o trabalho da PM. O Capitão Araújo respondeu que a guarda municipal ajuda se fizer o seu papel, especialmente a proteção ao patrimônio público, e não quiser fazer o serviço são da PM. Disse que a PM tem recebido muito apoio do governo municipal em logística, funcionários cedidos, existindo uma ótima parceria.

O vereador Fernando da Quineira sugeriu uma parceria com as usinas, que têm um grande número de veículos circulando durante a noite no período de safra, que podem ajudar no monitoramento de ações suspeitas. Capitão Araújo reconheceu que é muito importante essa ajuda entre produtores. E que as sugestões são sempre bem-vindas. Disse, inclusive, que o horário da patrulha rural já foi alterado por informações que vieram dos moradores da zona rural.

O vereador Rapinha parabenizou o trabalho feito pela PM, mesmo com os problemas de efetivo. Comentou sobre uma reunião que houve na reunião da Quineira, comandada pelo produtor Zé Geraldo, presidente do Consep-Rural, com a presença da PM, quando os moradores puderam esclarecer várias dúvidas.

O vereador Alexandre Braz disse que é bastante preocupante os relatos de roubos na zona rural. Perguntou quantas patrulhas rurais se tem hoje no município. O Capitão Araújo lembrou que algumas informações, por estratégia, não devem ser reveladas publicamente. Disse que o ideal é que houvesse uma divisão da zona rural em quatro setores, e que cada um tivesse seu efetivo estipulado.

A vereadora Gislene lembrou que antigamente fazenda era sinônimo de tranquilidade, e que hoje isso não é realidade. Perguntou ao Capitão se há um mapeamento da zona rural, quando haverá formação de novos policiais e qual o número de ocorrências em 2022. Araújo informou que o mapeamento é feito pela seção de planejamento; que no fim do ano haverá formação de policiais, e que houve um aumento de ocorrências em relação ao ano passado, mas é ainda um número pequeno, em termos absolutos.

A vereadora Maíza Signorelli apontou que os totens só podem ser colocados em áreas da prefeitura, e opinou que a parceria com as usinas pode ser muito benéfica para a área de segurança. Agradeceu pelo ótimo trabalho que a polícia militar vem fazendo.

A vereadora Juliene Sabino perguntou sobre o uso do sistema Olho Vivo. Capitão Araújo disse que o sistema de Totens é um Olho Vivo com algumas melhorias.

O vereador Tõe da Véia parabenizou o Capitão Araújo pela postura de apoio ao trabalho em conjunto com a polícia civil.

Finalizando, o vereador Edivalder Fernandes Cheiroso disse que todos os vereadores confiam muito na PM para resolver os problemas do homem do campo, e que a Câmara sempre será parceira em qualquer ação que precise ser implantada em Frutal para gerar mais segurança na área rural.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: