Cinco recuperandos da APAC fogem na noite de domingo

Cinco homens que cumprem pena na APAC de Frutal fugiram nesse domingo. De acordo com informações, os responsáveis pela instituição acionaram a PM por volta das 22h após descobrirem que os homens escalaram o muro da quadra de esportes para fugir. Conforme apurado, um dos detentos que é o responsável por trancar a grade da quadra a partir do horário de recolhimento, 22h, colaborou e participou da fuga, facilitando que os outros quatro acessassem o local para escalar o muro.

Um cadeado que dá acesso à ala da quadra foi trancado, evitando que os demais recuperandos evitassem a fuga dos cinco. Após acessarem o telhado, eles utilizaram lençóis que estavam no varal para fazer uma “tereza” (corda feita com lençóis amarrados) e conseguiram descer para o lado externo. A PM foi acionada e todas viaturas do turno passaram a realizar rastreamentos, porém, os fugitivos não foram localizados.

Esses são os recuperandos que estão sendo procurados pela polícia: Vitor Junio Souza Santana; Thiago da Silva Cunha; Devanir Alves Rodrigues; Dyone Davi de Souza; e Paulo Henrique Coelho Gama. Quem tiver informações pode denunciar anonimamente pelo 190 ou 181.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC/Frutal) vem a público esclarecer que de fato na noite de domingo (3 de abril de 2022), foi registrada a fuga de cinco recuperandos do regime fechado. Não houve nenhum tipo de violência.

Informamos que todas as providências já foram tomadas e as forças de segurança de Frutal já estão atuando, juntamente com a direção da APAC.

O fato ocorrido não desabona a credibilidade da instituição – que é modelo em Minas Gerais – e nem o processo de recuperação dos demais apaqueanos, visto que se trata de uma situação isolada.

O método Apac conta com medidas específicas e criteriosas para atuar diante de situações como estas, que são lamentadas, mas não podem ser desconsideradas diante de um sistema de privação de liberdade.

O trabalho continua normalmente, de forma séria e comprometida, buscando sempre o melhor, não só para os recuperandos, mas também para o cumprimento do compromisso que temos para com a proteção de toda a sociedade civil.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: