Noticias

7/10/2012:a eleição que não terminou (ainda)

Todos sabem que o resultado das eleições municipais foram alvo de diversas ações judiciais. As mais graves, creio eu foram as protocoladas pela promotora Daniza Haye Biazevic e que tem como alvo o primeiro e o segundo lugares das eleições e que poderá provocar uma nova eleição municipal em Frutal, como apurei e divulguei no dia 19 de dezembro de 2012 (para ler a postagem e ouvir a entrevista da promotora, acesse esse link: https://www.rodrigoportari.com.br/?p=1238).

Enfim, os processos estão em andamento. E o juiz eleitoral já marcou as audiências para ouvir testemunhas e julgar os casos.

==

A primeira audiência será a do processo por compra de votos movida pela promotora contra o prefeito Mauri Alves e outras pessoas, e ocorrerá no dia 16 de abril. Essa audiência será dois dias antes de uma outra audiência, designada para o dia 18 de abril, referente a um processo movido por Toninho Heitor contra Mauri Alves. Ou seja, são dois processos, duas audiências. No despacho que designa a audiência para o dia 16, que é movida pelo Ministério Público, o juiz refutou as alegações iniciais da defesa de que havia mais testemunhas arroladas do que o previsto em lei. O juiz, nesse caso, afirmou que o número de testemunhas é necessário porque, conforme a denúncia, a compra de votos se caracterizou em diferentes situações. E deixou para analisar a “validade” dos depoimentos para o dia da audiência.

==

Já o processo movido pelo Ministério Público contra Toninho Heitor teve sua audiência designada para o dia 15 de maio. O despacho foi sucinto e apenas marcou a data da audiência. Vale ressaltar que antes dessa audiência, Toninho Heitor passará por outra audiência no dia 30 de abril, fruto da ação movida por Mauri contra Toninho Heitor.

==

Resumindo: cada um dos candidatos passará por duas audiências que deverão decidir seus futuros. Caso os dois sejam condenados, uma nova eleição municipal poderá ser provocada em Frutal. Sim, as decisões de primeira instância cabem recurso e tudo mais. Mas, pelo visto, as eleições de 2012 ainda vão demorar alguns meses para terminar definitivamente.

==

Volto mais tarde com novas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

2 thoughts on “7/10/2012:a eleição que não terminou (ainda)

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: