Noticias

Vistoria dos Bombeiros confirma que vendaval causou danos na UEMG

Tenente Sérgio Magalhães do Corpo de Bombeiros diz que falar que o prédio da UEMG vai desabar é uma falácia. O que ocorreu foi que a estrutura de Still Frame não suportou o vendaval que atingiu os prédios. “Com certeza o material é de excelente qualidade. O que pode ter acontecido é que o engenheiro não pensou na possibilidade da força do vento que pudesse estar atuando na estrutura devido ao formato em L”. Ou seja, a estrutura está intacta, sendo que os danos foram apenas no acabamento. Agora, após a vistoria do Corpo de Bombeiros, acho que não resta dúvidas que o vendaval foi mais forte do que o comum para a região, o que provocou a queda da fachada do prédio.

O local está isolado para os reparos e na opinião do tenente Magalhães o material usado é bom e que o problema mesmo foi o vendaval forte. Ele comprovou que a estrutura não está comprometida e que a empresa contratada tem um prazo para reabilitar o prédio que teve a fachada que caiu para depois entregar o prédio para o Departamento de Obras que repassará para a UEMG. “Ninguém precisa ficar com medo de que vai usar um prédio que não foi bem feito ou que vai cair. Porque isso só vai ser liberado para uso após as fiscalizações. Agora vão ser feitos novos cálculos para a estrutura do Still Frame para que possa suportar os ventos que ocorram novamente”.

Além do tenente Magalhães, esteve em Frutal a pedido dos Bombeiros o perito Daniel Lélis, de Belo Horizonte, que fez a avaliação da estrutura e passou detalhes de toda a estrutura para o Corpo de Bombeiros que comprovam que o problema foi apenas no acabamento.

Questionado pela repórter do Raio-X se problemas como esse em prédios que nem foram concluídos é normal, o tenente disse que é totalmente normal que isso ocorra e que normalmente são variáveis nos cálculos que acabam não sendo consideradas no momento do projeto, enfim, é perfeitamente comum ocorrer isso em prédios ainda em obra.

O tenente também passou pela passarela entre os Blocos A e B e constatou que as obras estão em andamento para solução do problema estrutural.

==

rf2015d

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: