Vereadora Irma sugere exames oftalmológicos periódicos para alunos da rede pública

A vereadora Irma Rezende Rocha elaborou uma indicação na qual ela sugere a realização anual de exame oftalmológico nos alunos da rede pública municipal de ensino de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados, oferecendo acompanhamento médico se necessário.

Para ela, esse exame é necessário como forma de prevenção e detecção de possíveis problemas na visão, além de amenizar a falta de concentração dos alunos na fase da alfabetização por possuírem alguma deficiência visual.
Após a consulta com um profissional e realização do diagnóstico, os alunos com problemas poderão usar óculos ou mesmo fazer a correção por meio de cirurgia.

“A visão é essencial a todos nós e muitas vezes, o aluno tem dificuldade de aprendizado sem saber que isso é o causador do problema”, salienta.

Irma explica que existem exames de acuidade visual que podem detectar problemas que precisam ser tratados ou corrigidos e que podem ser feitos por enfermeiros, optometrista, oftalmologista, técnico em ótica, professor ou outra pessoa devidamente treinada.

Conforme relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 15 milhões de crianças em idade escolar possuem problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Por isso, é muito importante exames de rotina que previnem doenças graves no futuro.

Mesmo os que já usam óculos devem fazer avaliações anuais, pois o grau incorreto pode gerar dores de cabeça, cansaço e prejudicar o rendimento em sala de aula ou em casa.

“O Poder Público deve oferecer ações de saúde aos estudantes brasileiros, principalmente as crianças que ingressam no ensino fundamental para prevenir dificuldades”, ressalta.

A vereadora acrescenta que existe uma lei municipal que determina a obrigatoriedade de realização de testes audiológicos e oftalmológicos periodicamente nas escolas da rede municipal de ensino.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: