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Reguladora do SUSFácil do Frei Gabriel usa a tribuna da Câmara para explicar como funciona o processo de transferência de pacientes

Na última segunda-feira, a Coordenadora de Regulação SUSFácil do Hospital Frei Gabriel, Larissa Arruda Borges, fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Frutal.

O pedido partiu da própria profissional que ressaltou que estava ali para esclarecer eventuais dúvidas dos vereadores e da população sobre o processo de transferência de pacientes internados no Frei Gabriel para hospitais da região.

Larissa enfatizou que na maioria das vezes esses pacientes são transferidos para a cidade de Uberaba. “Nossa referência na macrorregião de saúde é a cidade de Uberaba, por isso grande parte dos nossos pacientes são transferidos para hospitais públicos de lá. Vez ou outra conseguimos transferências para outras cidades mineiras como Belo Horizonte, Alfenas, Montes Claros. Mas é importante ressaltar que essas transferências são feitas apenas dentro do nosso Estado, não podemos, por exemplo, transferir pacientes para hospitais de São Paulo ou do Paraná”.

A reguladora também fez questão de deixar claro que quem determina as transferências dos enfermos são os médicos reguladores do SUS Fácil. “O médico que atendeu o paciente em Frutal escreve um relatório, esse relatório é avaliado pelo médico regulador lá em Uberaba e é a equipe lá de Uberaba quem determina qual paciente tem prioridade para ser transferido. Por isso, não adianta as pessoas acharem que vocês vereadores ou qualquer outra pessoa têm interferência sobre essas transferências, pois essa é uma decisão que cabe a equipe de médicos reguladores em Uberaba”.

Larissa também esclareceu a diferença entre um paciente que é tido como “Vaga Zero” e uma transferência normal. “O paciente quando é colocado em vaga zero é porque tem risco iminente de morte, agora a transferência normal é aquela que não tem tanta urgência, até porque enquanto ele aguarda a vaga esse paciente continua recebendo todos os cuidados médicos da nossa equipe”.

Por último, a reguladora reforçou que tumulto e confusão em redes sociais não salvam vidas. “O que realmente salva vidas são os nossos operadores estarem sempre atentos ao trabalho, prestando atenção em cada devolutiva que vem de Uberaba. É esse empenho da nossa equipe de Frutal juntamente com SUS que têm o poder de salvar a vida dos pacientes”.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação