Política

Estudantes da Escola Belmiro Batista participam de palestra sobre greening, doença que vem tirando o sono de citricultores em todo o mundo

O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, é uma doença que ataca todos as lavouras de cítricos, não apenas no Brasil, mas em outros 130 países. Ela não tem cura e já consumiu mais de US$ 2 bilhões nos EUA na tentativa de ser controlada.

Mas a doença está mais próxima do que se imagina, plantas localizadas na região do povoado no Garimpo do Bandeira foram detectadas com a enfermidade, o que acendeu o sinal de alerta em órgãos e institutos ligados a citricultura.

E foi por isso que o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) promoveu uma palestra para os alunos que estudam na Escola Municipal Belmiro Batista Miranda falando dos males causadas por essa grave doença.

A engenheira agrônoma, Verônica Kastalski de Souza, destacou que a Fundecitrus decidiu fazer essa palestra porque as crianças são grandes agentes multiplicadores de informação. “Nós decidimos promover essa bate-papo, justamente, por essa característica das crianças de levar informação e conhecimento para diversas pessoas, principalmente, para os familiares mais próximos”.

A engenheira ainda destaca que outras ações serão realizadas no povoado para conscientizar a população sobre os riscos da doença. “Na próxima semana estaremos visitando as casas do povoado e entregando um encarte educativo para a população. Além disso, iremos checar se na localidade há muitas Murtas que são plantas ornamentais que também servem como hospedeiras para o patógeno que transmite a doença”.

A secretária do produtor rural, Marina Vergílio, ainda destacou que a disseminação dos casos de na região pode desencadear sérios problemas para o setor da citricultura. “Estamos preocupados com o abalo que essa doença pode causar na cadeia produtiva e como isso também pode afetar os empregos e a renda dos trabalhadores que vivem da citricultura. Por isso, estamos tomando todas as medidas cabíveis para tentar evitar focos dessa enfermidade da nossa região”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: