Política

Lista de pacientes que aguardam cirurgias eletivas é preocupação da vereadora Gislene Maria

Por unanimidade, foi aprovado um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva que solicitou ao prefeito Bruno Augusto, secretária de Saúde, Patrícia Xavier e à gestora da Fundação Frei Gabriel, Ângela Nunes, informações sobre a quantidade de pacientes que aguardam pelas cirurgias eletivas.

Ele solicita informações sobre os pacientes, cirurgias que aguardam e a data de solicitação; bem como os nomes dos funcionários responsáveis pelo lançamento do pedido no sistema.

Gislene questiona ainda a data de admissão destes funcionários e se esses responsáveis passaram por uma capacitação para realizar a função. Ela também pede um relatório do faturamento das cirurgias eletivas e de urgência realizadas através do SUS (Sistema Único de Saúde), assim como o relatório de cirurgias efetuadas desde o retorno das cirurgias eletivas após o período da pandemia. Outra indagação é como é feito o protocolo para a realização das cirurgias eletivas.

Gislene relata que teve conhecimento de que vários pacientes estão aguardando há anos por uma cirurgia eletiva, o que pode ocasionar em mais problemas de saúde, como ansiedade, depressão e aumentar ainda mais a demanda para o setor de saúde de Frutal.

“Recebemos cobranças diárias de pacientes que estão desesperados, com dores e que não possuem condições financeiras para arcar por uma cirurgia no particular, e aguardam ao menos uma confirmação da data de suas cirurgias. São pessoas que já foram chamadas diversas vezes para a realização das cirurgias e que foram desmarcadas sem justificativa. É necessário que se dê celeridade na execução das cirurgias eletivas”, adverte.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: