Política

Indicação de Jarbinhas sugere criação de programa “pré-natal do papai”

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas que pede ao prefeito e Secretaria de Saúde a instituição de um programa “pré-natal do papai”, com o objetivo que sejam realizados em qualquer unidade básica de saúde uma série de exames, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde durante a gravidez da parceira.

Essa iniciativa, chamada de pré-natal masculino, objetiva que o homem também realize exames diversos durante a gestação da sua parceira, garantindo que a população masculina cuide mais da sua saúde no geral e, desta forma, previnam doenças que podem ser passadas do homem para a mulher e, consequentemente, para o feto durante a gravidez.

Além disso, Jarbinhas salienta que é uma oportunidade para o pai se sentir ainda mais incluído no universo da paternidade também no período da gestação, já que é um grande benefício para o casal e para a criança que ambos participem de todo o processo (consultas de pré-natal, parto e pós-parto).

“A ideia geral da iniciativa é que o homem acompanhe a parceira nos exames de pré-natal da gestação e aproveite para realizar os seus próprios check-ups”, afirma.

 Entre os exames comuns, ele sugere os de sangue completos para averiguar possíveis doenças crônicas, como diabetes ou anemia falciforme e controle do colesterol; fator Rh (antígeno presente no sangue) para comparar com o da mãe e checar se há riscos para o feto; aferição de pressão arterial para prevenção da hipertensão e verificação de peso e IMC (Índice de Massa Corporal).

Também constariam testes de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a AIDS e a sífilis, que podem ser transmitidas da mãe para o feto e acarretar consequências graves e exames para detectar hepatites, principalmente os tipos mais perigosos (B e C). Aproveitando o momento, Jarbinhas considera ideal também o exame para detecção do câncer de próstata.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: