Vereadora Irma requer campanhas educativas dentro do movimento “Maio Amarelo”

A necessidade dos órgãos municipais competentes realizarem campanhas educativas de conscientização do movimento “Maio Amarelo”. Esta foi uma indicação de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha que foi discutida e aprovada pela Câmara na reunião do dia 8.

Este é um movimento internacional que visa conscientização e redução de acidentes de trânsito e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros. No Brasil, esta é a 10ª edição e o tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

A vereadora observa que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortalidade e um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Em Minas Gerais, entre 2013 e 2022, quase 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de transporte terrestre e mais de 235 mil passaram por internação hospitalar.

Irma comenta que, há sete anos, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais apoia a campanha, sendo que, no ano passado, houve repasse de incentivo financeiro para os municípios visando o desenvolvimento de ações para fortalecer a Vigilância das Causas Externas (violências e acidentes de trânsito) em Minas Gerais. A proposta é que as prefeituras realizem programas e projetos de intervenção que reduzam acidentes de trânsito em esfera municipal.

Outra ação é criar um banco de dados unificado para melhor entendimento dos acidentes de trânsito, de forma a fomentar políticas públicas intersetoriais, que visem a redução das mortes por esse agravo. Entre as estratégias sugeridas está a criação de comitês locais para articular a maior cobertura das ações e o aumento da capacidade do enfrentamento dos problemas de forma efetiva.

A iniciativa, conforme explica a vereadora, visa estruturar a rede de serviços adequada para realizar o atendimento pré-hospitalar e estabilização da vítima do trânsito, evitando óbitos, complicações e sequelas graves. “Entendemos que o Município também pode efetuar, através de seus órgãos competentes, campanhas de conscientização desse importante movimento denominado Maio Amarelo”, arremata.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: