Município transporta cerca de 80 pacientes diariamente para tratamento fora do domicílio

Por Assessoria de Comunicação da SMS

São três horas da manhã, ainda está escuro e o barulho que se ouve e o movimento que se vê pelas ruas da cidade são dos veículos de transporte municipal como Van, ônibus, veículos leves e ambulâncias fornecidos pela Prefeitura, que transportam de segunda a sexta-feira, pacientes para tratamentos fora do domicílio em cidades como Uberaba, Barretos e São José do Rio Preto e outras.

Por dia, são 08 viagens, perfazendo um total de 80 pessoas transportadas entre pacientes e acompanhantes. Segundo a responsável pelo setor de transporte, Lívia Leonel Gomes Freitas, o agendamento do transporte é realizado na Secretaria de Saúde, o paciente terá que comparecer munido obrigatoriamente com o cartão SUS, documento de identidade e comprovante de consulta no hospital de referência.

No caso de Uberaba, por exemplo, assim que é feito o agendamento na Secretaria, o paciente já recebe uma autorização que vai permitir ele ser acolhido durante o tratamento na Casa de Apoio mantida naquela cidade pela Prefeitura de Frutal. “Os pacientes retornam para casa no meio ou no final da tarde, dependendo do horário da consulta ou exame a serem realizados até que o último paciente seja atendido”, informa.

Conforme lembra a reguladora de agendamento de consultas fora do domicílio da Secretaria de Saúde, Francisca Mara Pereira da Mata, inicialmente o paciente passa pela Unidade de Saúde do bairro onde mora, o clínico o encaminha para o tratamento ambulatorial ou cirúrgico fora de Frutal. “No caso de Uberaba, os tratamentos são feitos no Hospital Escola, Hélio Angotti, Hospital Regional, Mário Palmério e Hospital do Pênfigo, além do Hospital do Amor (Barretos) e Hemodiálise em São José do Rio Preto.

Para o agendamento de consulta (tratamento fora do domicílio), o paciente deve comparecer no setor de regulação da Secretaria de Saúde com a Guia de Encaminhamento Intermunicipal fornecida pelo médico da Unidade, xerox do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. “A consulta será agendada conforme disponibilidade de vagas da Regional de Saúde de Uberaba. Após a primeira consulta fora do domicílio, o paciente dará continuidade ao tratamento e todas as solicitações feitas pelo médico especialista deverão ser resolvidas pelo próprio paciente junto à recepção do Hospital em que está sendo atendido”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: