FEIRA DE CIÊNCIAS DA UEMG FRUTAL RECEBE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Estão abertas as inscrições para o curso de formação continuada STEAM em Sala de Aula: Integrando Conhecimentos na Educação Básica, oferecido gratuitamente pela 3ª Feira de Ciências da UEMG Frutal, projeto organizado pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências da Natureza – NUPEEC da UEMG Unidade Frutal. O curso é voltado para professores da educação básica (níveis fundamental e médio) de escolas públicas e privadas de Frutal e região e faz parte da grade de atividades preparatórias que antecedem a realização da Feira de Ciências. Os profissionais interessados devem se inscrever até o dia 12 de maio (sexta-feira), através do formulário disponível no link: https://encurtador.com.br/nATZ6.

As aulas serão ministradas por Leandro Holanda (Mestre em Ciências Sociais/ Especialista em Tecnologias Educacionais/ Cofundador do grupo Tríade Educacional) e ocorrerão 100% de forma virtual, incluindo encontros ao vivo. Holanda explica que o objetivo do curso é compreender o que é o STEAM, apresentar estratégias que possibilitem auxiliar professores da educação básica a elaborarem aulas/conteúdos como essa abordagem para aplicarem nas aulas. Serão discutidos os espaços de aprendizagem, o uso de ideias centrais, instrumentos de organização e avaliação, bem como ferramentas pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos estudantes. Para o especialista, o STEAM auxilia professores a trabalhar de forma integrada, incentivando a inserção de um currículo de ciências, às tecnologias, engenharias, artes e matemática por meio de projetos que consideram os problemas e as necessidades humanas, em uma abordagem multidisciplinar.

Este é o primeiro de uma série de cursos com abordagens específicas e, ao mesmo tempo integradas, que visam proporcionar aos participantes metodologias ativas, dialógicas e atualizadas, relacionando competências que promovam o conhecimento científico, o protagonismo e as habilidades de empreender. Além disso, espera-se potencializar a reflexão pedagógica, apresentar novas estratégias e ressignificar a práxis docente são ações inseridas nesta ação formativa.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: