Dia de Beleza do Caps II proporciona bem-estar e valoriza a autoestima dos usuários

A Semana da Luta Antimanicomial é um período importante de conscientização e reflexão sobre a inclusão e a valorização das pessoas que sofrem com transtornos mentais.

Até sexta-feira, dia 19, serão diversas ações com o objetivo de promover a quebra de estigmas e preconceitos, além de reforçar a importância da inclusão social desses indivíduos.

Uma destas atividades de valorização aconteceu na manhã desta terça-feira, ia 16, no Caps II (ao lado do Colégio Estadual): a oficina de beleza trabalhou o bem-estar emocional e a autoestima dos usuários atendidos na Unidade.

Nesse dia, houve cuidados estéticos como maquiagem, penteados e cuidados com a pele, valorizando a aparência e fazendo as pessoas em tratamento se sentirem acolhidas, incentivadas e mais confiantes.

A melhora na autoimagem contribui para a construção de uma identidade positiva e fortalece o processo de empoderamento, permitindo que os indivíduos se vejam como agentes ativos em suas próprias vidas.

Além disso, o compartilhamento de experiências, dicas de cuidados pessoais e a troca de conhecimentos sobre beleza criam um espaço de interação que favorece o estabelecimento de vínculos afetivos entre os usuários do CAPS que e é considerada fundamental para a construção de redes de apoio e o fortalecimento das relações interpessoais, contribuindo para a superação do isolamento social muitas vezes enfrentado por essas pessoas.

Ao reconhecer a importância do autocuidado e do bem-estar emocional desses indivíduos, a oficina de beleza no CAPS se torna um instrumento poderoso na luta antimanicomial, fortalecendo a busca por uma saúde mental mais humanizada e livre de preconceitos.

Ainda na programação desta terça-feira, às 18h, haverá uma Roda de Conversa com pacientes e colaboradores no Caps-Ad da Rua Itapagipe. Para isso, foi convidada a Secretária Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, Edimar Reis.

O evento também é aberto à população!

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: