Alunos do curso de técnico em enfermagem oferecido pela Prefeitura estão tendo aulas no Centro de Treinamento do Hospital Frei Gabriel

Os 56 alunos do curso de técnico em enfermagem oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Frutal, em parceria com o SENAC, estão vivendo um momento diferente das aulas.

Eles ainda estão aprendendo a teoria da profissão, mas agora estão tendo a oportunidade de conhecer e vivenciar o dia a dia de um dos mais importantes hospitais da nossa região: o Frei Gabriel.

Isso porque eles estão frequentando o Centro de Treinamento montado pela Prefeitura de Frutal no hospital, essas visitas fazem parte dos preparativos para o I Simpósio de Enfermagem, ação idealizada pelos próprios funcionários do Frei Gabriel.

No evento, marcado para acontecer no dia 17 de maio no Fun Rotary a partir das 19 horas, os alunos do curso irão apresentar trabalhos relacionados ao dia-a-dia dessa profissão que é responsável por ajudar a salvar vidas.

De acordo com a professora, Ludmila Vicente, essa vivência em um ambiente hospitalar de verdade é muito importante e estimulante para os alunos do curso. “Porque a teoria é uma coisa, mas a prática é fundamental. Conhecer os equipamentos, manusear os materiais, entender como se posiciona um paciente, vai fazer com que eles aprendam como lidar com situações e problemas vividos todos os dias na nossa profissão”.

As aulas gratuitas começaram em setembro do ano passado e são realizadas de segunda a sexta-feira na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação. Os estudantes já estão no quinto módulo do curso e nesses meses esses estudantes já adquiriram conhecimentos de técnicas de como medicar um paciente, sobre cuidados da enfermagem e como proporcionar conforto e zelar da higiene do paciente.

Ludmila ressalta que todos os estudantes que frequentam o curso demonstram capacidade para se tornarem excelentes profissionais. “Mas eu sempre destaco que é preciso ter amor pela profissão, empatia pelo paciente, se colocar no lugar do outro porque estamos lidando com vidas, estamos cuidando do amor de alguém”.

Ludmila explica quais são as principais diferenças do trabalho executado por uma enfermeira em comparação à função desenvolvida por uma técnica em enfermagem. “O Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem são órgãos que regulam quais são atividades privativas dos enfermeiros e dos técnicos, basicamente os enfermeiros lidam com técnicas de maior complexidade, já os técnicos estão ali para auxiliar e ajudar a equipe de enfermagem a realizar o trabalho e ajudar a salvar e cuidar da vida de um paciente”, resume a professora.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: