Comitê de enfrentamento à dengue reúne-se com órgãos públicos e representantes classistas
O encontro realizado na semana passada contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra 11-009, Secretarias Municipais de Saúde, da Educação e do Meio Ambiente, Departamento Municipal de Serviços Urbanos, Atenção Primária à Saúde, Núcleo de Endemias, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Laboratório Municipal, Acif/CDL e Loja Maçônica Fraternidade Mineira II.
Durante o encontro, a secretária de Saúde, Patrícia Xavier, falou sobre o incansável trabalho que o município vem desenvolvendo no combate e controle à dengue. “Fico feliz em ver a sociedade organizada aqui reunida e disposta a nos ajudar, a participação destes representantes é essencial para juntos implantarmos as ações de política de saúde pública na nossa cidade, disse.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente, na reunião foi falado sobre a importância do comitê de enfrentamento, legislação, como cada membro pode colaborar e sobre as reuniões do grupo que vão acontecer a cada dois meses.
“Foi uma reunião proveitosa, serviu para sanar muitas dúvidas por parte das pessoas envolvidas no comitê e debater ideias novas que possam contribuir no controle e combate ao mosquito Aedes”, destacou o presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, Jovino Adriano.
DEPOIMENTOS
Ao falar em nome da Maçonaria, José Carlos do Nascimento disse que “a iniciativa da Saúde foi louvável porque a dengue é um problema que aflige há tempo a população e a principal ferramenta é a conscientização”.
Já a representante da Educação, Ângela Maria de Carvalho, destacou: “Nada melhor do que a escola neste contexto porque nossas crianças desde cedo aprendem a lição sobre a importância do combate à dengue e a repassa aos pais”.
Para o cadete da PM, Jean Carlo “a reunião foi produtiva no sentido de reunir vários órgãos ao mesmo tempo no combate a uma doença que depende e muito da consciência de cada cidadão”.
Pensamento reforçado pelo diretor municipal de serviços urbanos, Rogério de Souza Pinheiro: “o município realizou e pretende realizar novos mutirões de limpeza que ajudam muito neste combate, mas cada morador também precisa nos ajudar mantendo o quintal limpo”, observou.
Daqui a 02 meses o Comitê de Enfrentamento irá se reunir novamente, até lá, coube a cada representante, elaborar novas estratégias de combate ao Aedes principalmente nos bairros mais infestados para atingir o máximo de morador possível no trabalho de conscientização.