Sindicato, Faemg e Banco do Brasil: parceria pelo desenvolvimento da produção de leite

Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, o Sindicato Rural de Frutal sediou um encontro com produtores de leite de Frutal e região, em parceria com o Sistema Faemg e o Banco do Brasil.

É o chamado Circuito BB Agro, composto por uma série de palestras voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da nossa pecuária leiteira. Ao longo de todo o dia, os produtores contaram com diversas palestras, informações técnicas, de gestão e de mercado, bate-papo e confraternização.

“Uma das palestras teve como tema o benefício econômico de melhorar a qualidade do leite na sua produção. Foi bem interessante, o pessoal participou muito. A qualidade do leite realmente é um fator importante na valorização do produto”, comenta Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato.

“Cerca de 20% do valor do leite está embutido na qualidade. Se o produto tem qualidade, o produtor ganha mais pelo litro de leite que vende. E se ele não está recebendo pela qualidade, pelo menos melhora a produção das vacas, pois a qualidade também interfere na produção”, explica o médico veterinário José Soté, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e um dos palestrantes do dia. “É muito gratificante para nós a oportunidade de levar mais conhecimento adiante e ajudar na melhoria da gestão nas propriedades.”

Palestras, treinamentos e assistência técnica 

“Foram abordados temas como calendário de vacinação, custo de produção do leite e qualidade do produto”, enumera Ricardo Tuller, gerente regional do Sistema Faemg. Paralelamente às questões técnicas, também foi trabalhada a parte de financiamento, para o produtor buscar um custeio, um financiamento para o maquinário e a propriedade rural, com as melhores taxas possíveis.”

“Além do circuito de palestras, o Senar oferece treinamentos junto aos sindicatos. Dentro de cada treinamento, o produtor terá mais tempo para desenvolver as tarefas e melhorar a qualidade do leite”, explica Soté.

Segundo Tuller, o objetivo da parceria com o Banco do Brasil é trabalhar tanto a parte técnica, por meio do Sistema Faemg com seu portfólio de cursos de formação profissional rural acessíveis ao produtor de leite, quanto a parte de promoção social e também a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“Inclusive, a partir do mês de outubro iniciaremos um programa de ATeG para bovinocultores de leite, dando assistência gratuita de forma mensal durante dois anos para 30 produtores do município de Frutal”, anuncia o gerente.

Todos os produtores interessados em entrar no grupo de assistência, assim como aqueles produtores que desejam realizar algum dos mais de 300 cursos do Senar, podem procurar o Sindicato Rural de Frutal pelo telefone (34) 3421-8077 para obter mais informações.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação