𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘃𝗶𝘁𝗮𝗿 𝗾𝘂𝗲𝗶𝗺𝗮𝗱𝗮𝘀

A vereadora Irma Rezende foi autora de uma indicação em que pede que sejam adotadas medidas a fim de evitar queimadas e incêndios no município no período de estiagem.

Para isso, ela propõe que sejam roçados os logradouros públicos como os bosques do Jardim do Bosque (além de manter um zelador) e fiscalização das áreas de loteamento, já que muitas pessoas fazem limpeza através das queimadas.

Irma solicita ainda a realização de campanhas de conscientização sobre o perigo e impacto ambiental provocado pela limpeza de quintais feitos por meio de queimadas nas zonas urbana e rural.

A vereadora enfatizou a necessidade de tornar pública a lei municipal que proíbe esse tipo de queimada e de regularizar a legislação, por meio de decreto, para fazer cumprir a lei e respaldar a fiscalização pelo órgão ambiental responsável.

Conforme destaca a autora, essa indicação foi feita em outra ocasião, entretanto ainda não foram tomadas as devidas providências, o que causa preocupação devido ao período de estiagem e altas temperaturas, aumentando a ocorrência de incêndios.

“As queimadas trazem grandes danos à fauna, à flora, ao solo, atmosfera, na qualidade da água e na saúde humana. A fumaça e a fuligem no ar provocam doenças respiratórias, principalmente em idosos, crianças e portadores de doenças respiratórias. São imensos os prejuízos das queimadas para a saúde e meio ambiente, portanto é necessário adotar medidas preventivas, bem como aumentar a fiscalização e a aplicação de leis punitivas”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: