Polícia Civil vai apurar possível omissão de socorro registrada contra médico em Frutal

A Polícia Civil já instaurou uma diligência para apurar a denúncia de omissão de socorro realizada por uma médica de Fronteira contra um médico que atende no hospital Frei Gabriel, em Frutal. Em notícia publicada ontem no Blog do Portari, a médica afirmou que levou um paciente picado por cobra até ao hospital em Frutal e, mesmo com o remédio disponível, houve negativa de fornecer a medicação ao paciente em razão da espera de liberação pela plataforma “SUS Fácil”. O homem só conseguiu receber a medicação em São José do Rio Preto (SP) após ser transportado pelo serviço de ambulância da concessionária Triunfo.

De acordo com o delegado regional Fabrício Oliveira Altemar, tão logo a ocorrência chegou ao conhecimento da Polícia Civil, foi determinado pelo delegado Bruno Salmen, titular da Delegacia de Fronteira, que desse início às apurações envolvendo a denúncia. “Será instaurada uma diligência preliminar para ouvir a médica e a vítima, além de ser requisitado o prontuário médico do hospital de Fronteira. Assim que terminar essa diligência, a investigação deve prosseguir em Frutal, já que o fato ocorreu aqui. Aí sim o delegado João Carlos, responsável da pasta, deve intimar o médico em Frutal para ouvir seu depoimento e possa dar sequência a investigação”, explica.

O delegado Fabrício Altemar afirmou que deverá ser instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é um procedimento mais célere e mais simples, já que não houve consequências mais graves e, assim, permite maior celeridade na investigação. “Se porventura ocorresse um resultado mais grave, uma lesão ou morte, aí teríamos um inquérito policial, não o TCO. Por isso vamos saber como está o estado de saúde desse paciente após ser medicado em São José do Rio Preto”, explica.

Após a coleta de provas, o caso é encaminhado para o Juizado Especial Criminal e, caso haja indícios de que houve um crime, é proposta a transação penal e, se for o caso, uma denúncia para que corra o processo até a sua fase final. A expectativa é de que já nessa semana os depoimentos sejam colhidos em Fronteira para que sejam trazidos a Frutal, com um prazo máximo de conclusão em 30 dias.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: