Prefeito Bruno anuncia cirurgias de catarata para o mês de maio

O prefeito Bruno Augusto anunciou nessa quarta-feira (23) o início do mutirão de cirurgias de catarata que será realizado pela Prefeitura de Frutal. O anúncio foi feito aos vereadores de Frutal com a presença da secretária de Saúde, Patrícia Xavier, em reunião que ocorreu no gabinete da Prefeitura.

O processo licitatório para a contratação de empresa especializada sofreu alguns entraves burocráticos previstos na Lei de Licitações. Transcorridos os prazos regulares, houve, então, a contratação da empresa vencedora.

Isso foi possível graças à parceria entre a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Frutal. O Legislativo destinou os recursos que somaram R$ 600 mil. A Prefeitura entrou com toda a estrutura necessária para a realização das cirurgias.

O prefeito Bruno destacou que a gestão municipal “esteve lutando desde o ano passado para viabilizar a licitação para a contratação de uma equipe médica para a realização dessas cirurgias. Temos uma demanda muito grande parada em virtude da pandemia do Coronavirus que acabou paralisando esse tipo de cirurgia. Tivemos diversos problemas no meio desse processo com empresa recorrendo contra outra empresa, numa briga comercial. Mas superamos esse momento e já assinamos o contrato. Agora, estamos contatando os pacientes e atualizando o cadastro dessa fila para que no mês de maio possamos realizar as cirurgias. Aqui, eu quero gradecer a Câmara que devolveu recursos para ajudar a custear essas cirurgias”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edivalder Fernandes da Silva, ressaltou que a realização desse mutirão de cirurgia de catarata “é uma grande necessidade em nossa cidade. E essa é uma parceria entre Legislativo e Executivo que visa dar celeridade nessa questão, porque sabemos que a visão é, sem sombra de dúvidas, um de nossos maiores bens. A Câmara fez a devolução de recursos que acreditamos ser suficiente para zerar a fila de espera”, relatou o vereador.

A secretária de Saúde, Patrícia Xavier, informou que há 340 pacientes na lista cadastrada esperando por cirurgias. “Então a Secretaria de Saúde vai entrar em contato com essas pessoas para atualizar o cadastro. É importante que as pessoas que estão nessa espera, entre em contato com a Secretaria porque pode acontecer desse paciente ter mudado o número de telefone”.

Ela diz ainda que está previsto para o mês de maio a realização do mutirão de cirurgia. “São 340 pessoas cadastradas. Nós iremos realizar o procedimento nessas pessoas, mas acredito que deva aparecer mais algumas nas quais também iremos realizar o procedimento”.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: