Copasa realiza reunião com a comunidade frutalense 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, em Frutal, na terça (22/02) e sexta-feira (25/02), respectivamente, uma reunião com o Rotary Clube Clemente Tedoro e com moradores da cidade, com a finalidade de alcançar maior aproximação entre empresa e comunidade, para melhor atender seus clientes. 

No dia 22, a gerente regional, Elenice Louback, falou sobre o compromisso da companhia com o município e seus moradores durante reunião virtual com o Rotary. “Ter feedbacks nos ajuda a evoluir, por isso estamos aqui. Queremos ouvir suas críticas e sugestões para que possamos melhorar a cada dia, para oferecer excelência na prestação de serviços de abastecimento e esgotamento”, ressaltou.  

Ronicardo Souza, sócio representante do Rotary Club Clemente Tedoro, de Frutal, que ocupa o cargo de serviços à comunidade, expôs questões trazidas por moradores que reclamam do odor da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Gostaria de saber se tem uma maneira de acabar ou diminuir o mau cheiro da unidade, embora eu reconheça que agora a Copasa tem se esforçado para prestar um bom serviço a nossa população”, declarou. 

Em resposta, Elenice informou que apesar de o odor ser inerente ao processo de tratamento, a Copasa busca constantemente medidas para mitigá-lo, como por exemplo, a implantação de uma estrutura em 2020, a qual deposita uma substância chamada cloreto férrico, em pequenas quantidades, sobre o esgoto que passa por tratamento, reduzindo o mau cheiro. 

Em 25/02, integrantes das equipes administrativas e socioambientais da Copasa receberam representantes de bairros na sede da empresa. Na oportunidade, os colaboradores falaram sobre o início das obras para colocar o poço de água quente em operação em sua capacidade máxima ainda neste primeiro semestre de 2022. A estrutura, que hoje fornece 20 litros por segundo, passará a fornecer 80, proporcionando maior disponibilidade de água à população e reduzindo intermitências no período de estiagem.  

Durante as reuniões, a Copasa também exibiu fotos dos trabalhos que são feitos no dia a dia na cidade, com intuito de melhorar a prestação de serviços. Expuseram, ainda, um balanço dos trabalhos realizados no município por meio do Pró-Mananciais, programa da companhia que visa a proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, informando que, de 2017, ano de criação do projeto, até hoje, mais de R$820 mil foram aplicados em cercamento de nascentes, plantio de mudas, adequação de estradas, educação ambiental, entre outras ações. A previsão é que em 2022 cerca de R$200 mil sejam aplicados em atividades ambientais na região.  

Questionado sobre o encontro, Rosimar Dias Gonçalves, que é morador do bairro Princesa Isabel, classificou a iniciativa como positiva. “Foi uma reunião produtiva. A Copasa apresentou o que já fez e mostrou no que está trabalhando. Se tudo o que foi apresentado for cumprido, acredito que a prestação de serviços irá melhorar”

A reunião com entidades sociais e comunidade é parte do “Copasa em seu bairro”, programa que visa o fortalecimento de laços com a população por meio de um contato mais próximo e frequente, com intuito de ouvir suas demandas e buscar a melhor forma de atendê-las eficientemente. Esta primeira edição teve como foco a apresentação do projeto. A intenção é definir uma periodicidade para realização dos encontros.  

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: