Academia Frutalense de Artes realiza a sua primeira exposição

Fundada no ano passado, a Academia Frutalense de Artes (AFA) está promovendo a sua primeira exposição aberta ao público. Ao todo, 20 obras de artistas plásticos e visuais da nossa cidade podem ser admiradas pelo público que visita a Casa da Cultura.

As peças vão desde objetos feitos de cerâmica, esculturas em papel, pinturas em tela, desenhos até fotografias. A exposição está de portas abertas até o dia 25 de fevereiro e o público pode conferir as obras de segunda a sexta-feira durante o horário comercial.

O presidente da Academia Frutalense de Artes, Ionei José Dutra, explica que a AFA surgiu após um grupo de amigos se reunir para conversar sobre a produção artística frutalense. “Ali ficou definido que fundaríamos uma academia nos moldes das Academias Brasileira e Frutalense de Letras”.

Ainda em 2021, a academia foi devidamente fundada e formalizada foram criadas 30 cadeiras que levam o nome de artistas frutalenses, da região e alguns de renome nacional. “Atualmente, apenas 13 dessas cadeiras estão ocupadas, mas em breve serão abertos editais para que novos artistas passem a fazer parte da AFA”, esclarece Ionei.

O presidente da AFA explica que academia funciona como uma espécie de associação. “Mas a nossa intenção ao fundar a academia é para que fosse algo mais duradouro, porque as associações se dissolvem com certa facilidade e as academias têm uma perpetuação um pouco maior. Além de promoverem esse resgate histórico dos artistas homenageados com os nomes das cadeiras, quem participa também vai ficando marcado na história e não cai no esquecimento”.

Por último, Ionei destaca que a AFA pretende abranger todas as manifestações artísticas, mas principalmente as artes plásticas e visuais. “Queremos reunir desenhistas, pintores, escultores e fotógrafos, enfim, englobar tudo que é produzido em Frutal e que está relacionado com as artes plásticas e visuais”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: