1ª Vice-Presidência apresenta projetos prioritários de gestão

O superintendente administrativo adjunto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur Filho, se reuniu nesta quarta-feira (6/10) com os juízes auxiliares da Presidência e com os diretores executivos e gestores das áreas responsáveis pelos maiores orçamentos da Casa. O grupo examinou a execução orçamentária até o momento e a previsão até o fim do exercício financeiro.

Os trabalhos foram abertos pelo diretor executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Silveira Rezende, que apresentou dados, abrindo a oportunidade para que os presentes fizessem intervenções e trouxessem esclarecimentos sobre as perspectivas para encerrar 2021.

Juntas, as Diretorias Executivas de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), Informática (Dirfor), Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), a Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan) e a Coordenação de Controle de Transporte (Cotrans) respondem por 98% do orçamento de custeio e investimentos do TJMG.

Para o superintendente administrativo adjunto, a participação de setores-chave permite delinear um panorama da situação com informações detalhadas e contextualizadas de quem atua diretamente na área e conhece os desafios e imprevistos enfrentados concretamente. Assim, é possível compreender as possibilidades e justificar a dificuldade no alcance do inicialmente estabelecido, bem como propor soluções. O magistrado se mostrou otimista.

“Foi uma reunião bastante significativa. Analisamos no nosso orçamento o que foi gasto até agora em obras, contratos, equipamentos, material de consumo, mobiliário, formação de pessoal, pagamento de diárias a oficiais de Justiça, entre outras despesas. Houve uma redução da projeção que havíamos feito, em razão da pandemia, que criou um cenário totalmente atípico nos últimos anos e afetou uma série de procedimentos e rotinas. Estamos fazendo um esforço muito grande para que, nos próximos meses, possamos atingir melhores níveis”, disse.

Também de acordo com o diretor de planejamento, João Victor Rezende, o encontro foi positivo. “Temos feito essas reuniões de avaliação a cada três ou quatro meses. Foi possível ouvir esclarecimentos das áreas quanto à projeção de execução tanto do custeio quanto do investimento no final do exercício. O ano está acabando, são apenas mais três meses para executar o previsto. Esse foi um momento importante para debater as questões críticas e os pontos de ajuste necessários para encerramos 2021 com uma boa execução orçamentária”, afirmou.

Compareceram à reunião os juízes Delvan Barcelos Júnior, Jair Francisco dos Santos, Rosimere das Graças do Couto e Rui de Almeida Magalhães e os servidores Adriana Lage de Faria, à frente da Dirsep; Antônio Francisco Morais Rolla, à frente da Dirfor; Bruna Eduarda Medeiros de Sousa, à frente da Seplan; Carlos Eduardo Camarota, da Asplag; Eduardo Codo, à frente da Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária; Gleidson Ramanery Pereira, gerente da Dirsep; Marcelo Junqueira Santos, à frente da Dengep; Mariana Guilherme dos Santos, da Cotrans; o assessor técnico Mateus Cançado Assis; Soraya Maria de Oliveira Shinzato, gerente do Centro de Controle da Execução Orçamentária (Cecoex); Thelma Regina Cardoso, à frente da Dirdep; e o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: