Vereadora Irma Rezende propõe distribuição de kits de higiene bucal e atendimento odontológico para pacientes com Covid-19

Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Irma Rezende Rocha, reivindicou atendimento odontológico para pacientes testados positivo para Covid-19 e a distribuição de kits de higiene bucal para famílias carentes de Frutal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (10).

Na indicação, além da distribuição de kits de higiene bucal para as famílias em situação de vulnerabilidade, a vereadora Irma pede que alunos das escolas municipais, creches e da Apae, também sejam atendidos, considerando ser essa uma recomendação dos profissionais da área.

Sobre a prestação de atendimento odontológico aos pacientes em condição de tratamento da Covid e pós-Covid, internados ou em acompanhamento domiciliar ou recuperados, a vereadora diz seguir protocolos de cuidados e de higiene oral do Conselho Federal de Odontologia.

Conforme explica Irma, com base em publicação do CFO, o vírus da Covid entra pela via aérea, passa pela cavidade bucal onde tem uma carga viral muito grande e, se não tomar muito cuidado com as bactérias e micro-organismos, acaba indo para o pulmão e provocando uma pneumonia que pode trazer um agravo grande ao paciente e até o óbito. “Com o protocolo de higiene oral, há uma diminuição da quantidade de pneumonias em até 60%”, destacou.

Quanto aos kits de higiene bucal, a vereadora diz que cada um deve conter uma escova de dente, um fio dental, um creme dental com flúor e, se possível, um enxague bucal. “Como não há aulas presenciais, eles podem ser entregues em sistema drive-trhu, organizados pelas escolas, com projetos desenvolvidos pelos professores sobre a importância da higienização oral. A coordenação ficaria por conta da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: