Vereadora Irma elabora amplo projeto em defesa de animais

Com o objetivo de buscar ações e soluções para as causas dos animais em Frutal, a vereadora Irma Rezende Rocha, fez uma indicação direcionada à Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.

Na indicação, ela pede a separação dos departamentos da Unidade de Vigilância de Zoonoses e o da Proteção Animal. Conforme explica, essa separação é necessária devido ao acúmulo de atribuições destas instituições.

Ele solicita ainda a contratação de mais um veterinário; execução de campanhas de vacinação e de adoção de animais; fornecimento de medicamentos para a castração de animais abandonados; construção de uma Clínica Veterinária Municipal e uma campanha de conscientização da causa animal nas escolas municipais.

A vereadora comenta que é alarmante a quantidade de cães e gatos nas ruas da cidade, sendo que o Centro de Controle de Zoonoses não comporta mais animais, já que sua capacidade é de 38 animais e hoje está com 128. Segundo ela, é preciso ser realizada uma campanha de adoção e acelerar as castrações, além de um espaço mais amplo para abrigar estes animais.

No texto, a vereadora ressalta a necessidade urgente de uma campanha de imunização contra a cinomose e a parvovirose, com vacina múltipla canina, destinada prioritariamente a animais de famílias de baixa renda.

Para a vereadora, também é de grande urgência a criação de uma clínica veterinária para atendimento de animais de tutores de baixa renda, de ONGs e protetores de animais e animais abandonados.

Muitos animais exigem internação para procedimentos hospitalares. Ela diz ainda que há informações sobre a disponibilidade de uma verba de R$ 300 mil para esta clínica.

A vereadora explica ainda que para realizar uma campanha de castração em massa é preciso elaborar um projeto e encaminhar ao Conselho de Medicina Veterinário para tornar legal essa ação.

“Sugerimos também para a Secretaria de Educação desenvolva campanhas de conscientização nas escolas para crianças e jovens, a respeito de maus-tratos, abandono e adoção. Também se faz necessária a implementação de ações para inibir o crescimento da população de cães e gatos, através das castrações que é um caso de saúde pública”, arremata.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: