Falha na fiscalização no toque de recolher gera reclamações de comerciantes em Frutal

O Blog do Portari recebeu dezenas de mensagens na noite de ontem de empresas e delivery desrespeitando o toque de recolher das 20h. Por volta das 21h30 várias pessoas, sentindo-se prejudicadas, passaram a reclamar que tentaram fazer denúncias pelo número do “disque denúncia” da Prefeitura (99894-2500) e não recebiam retorno. E, quando tentavam acionar o 190, a orientação era de que deveriam fazer a reclamação junto à Prefeitura.

Nesse impasse, o que aconteceu? Várias empresas – a maioria acredito – respeitou a normativa do toque de recolher. Mas, como uma das pessoas que reclamou disse: “tem aqueles peitudos, que devem conhecer alguém”.

Outra relatou: “Eu trabalho numa pizzaria, meu patrão não deixou eu nem lavar a louça porque tinha que fechar as 20h. E agora (21h40) recebo a notícia de outras pizzarias fazendo entrega, peixaria, lanche fazendo entrega. Eu acho que tinha que ser viável a todos o Decreto. Não só para alguns. Os que temem já estão dentro de casa. Os outros tão lá, sabendo que não vai acontecer nada”.

Esse desabafo, creio eu, resume toda a situação. E, na opinião deste jornalista: não adianta Decreto rígido sem fiscalização. E, principalmente, não adianta uma parte da população querer levar “vantagem” (tanto quem vende como quem compra além do horário permitido). Sabe por que não adianta? Porque óbitos em Frutal não param de ocorrer. Os leitos não desocupam. E o vírus faz a festa.

Se os governos do estado e municipal falham no cumprimento do papel fiscalizador, então que a população tenha o mínimo de consciência. Porque, acreditem ou não, tenhma lado político A ou B, enquanto não houver o mínimo de conscientização, as coisas só vão piorar. E a próxima vítima da COVID pode ser eu o você.

Façamos a nossa parte. E cobremos as autoridades que façam a dela!

blogdoportari #noticia #frutal #região #plantão #24hsdenoticia

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: