Vereador Alexandre Braz sugere que Vigilância auxilie no gerenciamento de resíduos de pacientes positivos para COVID-19

Visando permitir melhor segurança sanitária para profissionais da coleta de lixo, o vereador Alexandre Braz apresentou indicação para que a Vigilância Sanitária possa viabilizar o recolhimento em separado de resíduos produzidos por pessoas que se encontram em isolamento domiciliar ou quarentena por ter suspeita ou a confirmação de infecção pela COVID-19.

Para o vereador é importante tratar os lixos produzidos como materiais com potencialmente infectantes, uma vez que, caso haja falhas na proteção e EPI’s dos coletores, podem contaminar esses profissionais com a doença.

“As pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter vários cuidados, inclusive com o descarte do lixo que sai da moradia. Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha”, explicou o vereador.

Desta forma, ele acrescentou que o gerenciamento diferenciado dos resíduos dos pacientes de COVID-19 podem aumentar ainda mais a proteção dos coletores, colocando trabalhadores especializados nesse tipo de recolhimento para que façam o descarte e destinação correta dos resíduos, minimizando os perigos sanitários.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: