Secretaria Estadual de Saude investiga possível morte de macaco em Frutal

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (25), indicam mortes de macacos nas cidades de Ituiutaba, Frutal, Conquista e Ibiá, no Alto Paranaíba. Em duas destas cidades (Conquista e Frutal) os casos são considerados rumor e nas outras (Ituiutaba, Ibiá) os óbitos já estão em investigação.

Já outras três  mortes de macacos foram registradas neste mês na zona rural do município de Prata. A fim de evitar a circulação do vírus, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia irá intensificar a rotina de vacinação contra a febre amarela na região como medida de prevenção.

G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Prataque solicitou procurar a coordenação de Vigilância Sanitária e Centro de Zoonoses da cidade para falar sobre o assunto. Porém ela estava em reunião durante a manhã desta quinta-feira (26) e a reportagem não conseguiu contato até a publicação da matéria.

De acordo com as informações da SRS, a notificação pelo município ocorreu há uma semana e, desde a última segunda-feira (23), uma a equipe técnica de zoonoses da SRS está supervisionando a investigação do caso em um raio de 10 km do local em que os primatas foram encontrados. Até o momento não foram registrados novos casos e não foi confirmada a contaminação por febre amarela, uma vez que não foi possível, tecnicamente, colher material para exames laboratoriais.

A cobertura vacinal em Prata foi de 84,25% no ano passado, segundo a Superintendência. A intensificação da rotina de vacinação de febre amarela na zona rural de Prata começa a partir desta sexta-feira (27) e pelo menos 1.700 doses da vacina serão disponibilizadas para a imunização.

Ainda segundo as informações repassadas pela SRS, por meio da assessoria de comunicação, uma das ações que serão adotadas é a vacinação casa a casa, com o apoio de servidores da saúde da Prefeitura Municipal de Prata.

A regional ressaltou que não há nenhuma notificação de casos de febre amarela silvestre ou urbana em Prata e nem nas outras cidades na área de cobertura, que não é considerada de risco.

Outros casos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Além dos casos registrados em Sacramento, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (25), indicam mortes de macacos nas cidades de Ituiutaba, Frutal, Conquista e Ibiá, no Alto Paranaíba. Em duas destas cidades (Conquista e Frutal) os casos são considerados rumor e nas outras (Ituiutaba, Ibiá) os óbitos já estão em investigação.

A Gerência Regional de Saúde de Ituiutabainformou que o macaco foi encontrado morto na região do Bairro Satélite Andradina, próximo à BR-365. O material colhido foi enviado para Belo Horizonte e ainda não há previsão para o laudo ficar pronto. Segundo a assessoria da Prefeitura, a vacina está sendo oferecida em 11 unidades de saúde.

O G1 procurou a SRS de Uberaba que responde pelas cidades de Conquista,FrutalSacramento e Ibiá, e aguarda informações sobre o acompanhamento dos casos.

Fonte: G1

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: