Projeto da criação da Região Metropolitana do Triângulo é engavetado na ALMG

Projeto da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro foi engavetado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta original havia sido desmembrada em duas no ano passado e ambas aguardavam parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, mas nem chegaram a ser analisadas.

O deputado Elismar Prado (sem partido), autor das propostas que criavam as regiões metropolitanas do Triângulo Sul e do Triângulo Norte, solicitou na última semana que os projetos fossem retirados de tramitação e arquivados. O pedido foi aprovado pelos demais parlamentares e o engavetamento oficializado no Diário do Legislativo. O político não foi localizado para falar sobre os motivos para a desistência em relação à proposta ou se existe a possibilidade de apresentar um novo projeto futuramente.

A proposta original, defendida pelo prefeito Paulo Piau em 2013, era criar a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 66 municípios. O projeto chegou a ser enviado à Assembleia e foi aprovado nas comissões, aguardando apenas votação em plenário. No entanto, a matéria acabou arquivada em 2014 por causa do fim da legislatura anterior.

Em 2015, o deputado Elismar Prado solicitou o desarquivamento da proposta e desmembrou o projeto original da Região Metropolitana em duas metrópoles menores: uma capitaneada por Uberaba e outra por Uberlândia. A mudança foi contestada pelo prefeito, que considerou o desmembramento uma tentativa de enfraquecer a região do Triângulo.

rrochaok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: