Noticias

Ainda é cedo, mas as eleições municipais já estão na cabeça de alguns…

Ontem estive fora o dia todo por força de reuniões em Belo Horizonte, e eis que sou surpreendido por diversos telefonemas de pessoas ligadas à política em Frutal. O assunto: uma nota do amigo jornalista Wolfgang Gumniak, no jornal Correio da Região, sobre uma possível costura para que se viabilizasse uma candidatura minha a vereador nas próximas eleições.

==

O próprio Wolf assinala que essa eleição ainda está longe mas que, mesmo assim, algumas pessoas já estariam “batendo prego” nessa ideia… Bom, como cheguei de madrugada e só agora consegui ler a nota e escrever no blog sobre o assunto, vou contar o que acontece…

==

Agradeço ao jornalista Wolf pela lembrança de meu nome, ainda mais se fosse para disputar uma eleição. Porém, não faz parte de meu projeto de vida galgar cargos públicos. Tanto que atualmente não estou filiado a partido algum (apesar das eleições municipais ainda estarem longe e com tempo suficiente para filiação). Mas pretendo continuar sem legenda por motivos pessoais e profissionais, inclusive.

==

Talvez meu nome possa ter sido ventilado aqui ou acolá pelo trabalho e posição “dura” que venho adotando sobre a questão do ISPA. É natural que algumas pessoas tendam a achar que se trata de oportunismo eleitoral ou político para alguém se lançar candidato a alguma coisa. Não é o caso, garanto. E digo mais…

==

Uma eleição de vereador é “pesada”. Para se candidatar e viabilizar uma candidatura do zero, é preciso de grupos e amigos. E meus amigos e grupos que frequento já têm suas posições políticas definidas, alguns compostos até mesmo por vereadores eleitos, outros compostos por pessoas que têm seus projetos particulares…

==

…e ainda meus amigos mais íntimos, com certeza, me desestimulariam a uma eventual candidatura. Mesmo porque os que são bem próximos conhecem bem meus posicionamentos e sabem que dificilmente eu entraria no jogo para “captar” votos dos eleitores frutalenses…Sem contar que não penso em dispender alguns milhares de reais numa aventura como essa…

==

Mas concordo que a juventude de Frutal precisa se mostrar e se posicionar na política. E as próximas eleições municipais trarão um quadro diferenciado para a cidade: a possibilidade de um candidato a reeleição, uma figurinha carimbada, talvez um ex-detentor de cargo público e, com certeza, haverá espaço para a novidade.

==

E nesse aspecto, aposto no nome do jovem Caio Heitor para a disputa eleitoral. Seja a vereador ou, no que mais acredito, a prefeito. Caio chegará na eleição com idade suficiente para amadurecer e, mesmo em uma eventual derrota nas urnas, vai se gabaritar para uma segunda tentativa…

==

Então, se fosse para eu candidatar, eu me colocaria como candidato a Vice de Caio Heitor. Mas como somos amigos muito próximos – assim como tenho uma relação fraternal com o “tio” Jair e “tia” Adriana, pais de Caio – seria um sanduíche de “pão com pão”: não agregaria muito.

==

Desas forma, continuo na minha: sem pretensões políticas, sem vontade de colocar meu nome nas urnas, mas defendendo, acima de tudo, a minha cidade, a sua história e seu futuro.

==

Para finalizar, dentre as várias pessoas que me ligaram, três presidentes de partidos políticos me convidando para figurar entre seus filiados. Obviamente que todos pediram para não ter seus nomes ou legendas divulgados… por enquanto! Mas agradeço aos convites recebidos!

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: