Noticias

MP e Igreja se reúnem para decidir futuro do ISPA

Direto do www.mgnoticia.com: Durante visita a Frutal, o arcebispo metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto participou, na tarde de ontem, de uma reunião com os promotores Renato Teixeira e Fabrício Costa. A pauta da discussão foi à questão do tombamento da sede do ISPA (Instituto São Paulo Apóstolo).

A igreja católica pretendia derrubar o prédio para a construção de dois edifícios. Por outro lado, o Ministério Público entende que há um valor histórico e cultural impregnado no local. Por isso na semana passada, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública por omissão de cuidados ao ISPA, contra a Prefeitura Municipal e a Igreja Católica, proprietária do local.

A reunião de ontem deixou encaminhado um desfecho favorável às duas partes. De acordo com laudos técnicos, é possível construir as duas torres, sem destruir o prédio

Em entrevista exclusiva ao repórter Nélio Barbosa, o promotor Renato Teixeira afirmou que a reunião foi extremamente produtiva e que agora aguarda que os representantes da igreja e da construtora apresentem um projeto arquitetônico e estrutural das obras em que a sede do ISPA seja preservada. (Fonte: http://www.mgnoticia.com/?p=2753)

==

Sobre essa polêmica, a minha opinião é de que o prédio do ISPA deva ser conservado e lá ser instalado o nosso Museu Municipal. Atualmente, as duas salas destinadas ao museu no antigo Paço já estão apertadas para o acervo da nossa história.

==

Além do Museu, o local poderia abrigar o arquivo público e promover eventos para toda comunidade para colocá-los em contato com a história de Frutal. Enfim, espero que o desfecho seja o melhor para essa história.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação