Noticias

A cidade pede socorro – por Arnaldo Silva Jr.

Estive em Frutal na semana passada e fiquei boquiaberto com as histórias que ouvi. Casos de violência, aumento da criminalidade e falta de segurança que deixam qualquer cidadão perplexo, senão indignado. E enquanto meus amigos iam contando as últimas do noticiário local, tive a sensação de que aquele município pacato não existe mais. Assassinatos, roubos, furtos, tráfico de drogas e outros problemas dão indícios que as coisas não andam bem por ali.

O engraçado é que o pedido de socorro está sendo feito há muito tempo e só não ouve quem não quer. O burburinho visto nas ruas, a instalação de cercas nos muros e a quantidade ilimitada de cadeados nas portas e janelas são súplicas que não podem ser ignoradas. Só que muita gente ainda tampa os ouvidos, fecha os olhos e teima em fazer papel de estátua quando o assunto é segurança pública.

Frutal não é mais um lugar tranquilo, mas pode voltar a ser. Basta somente determinação e vontade de fazer acontecer. Creio que o caminho para a solução de todos estes entraves é a união de forças, a construção de parcerias sólidas entre município, estado, União, instituições e comunidade. Chegamos a um ponto em que não dá para esperar. Cada um deve fazer sua parte, cooperar de fato e deixar o ideal de que “tudo é tarefa do outro” para lá.

O combate à criminalidade precisa sair do papel, das promessas e da tentativa. Sugestões, temos aos montes. Ações, de menos. O que é preciso para materializá-las? Maior efetivo de policiais civis, rodoviários e militares? Programas de combate ao uso de drogas? Projetos de acompanhamento de jovens infratores? Estratégias de enfrentamento? Mais lazer, cultura e esporte? Direcionamento de recursos para instalação de câmeras do ‘Olho Vivo’ na cidade? Destinação específica de arrecadações? Frutal está crescendo, precisa dessas diretrizes e de outras mais.

Sou frutalense e exijo um posicionamento concreto. Quero ver minha terra crescer sim, só que com qualidade de vida e segurança. E essa não é uma reivindicação apenas minha: é de todos os cidadãos que acreditam numa Frutal melhor. Que elegeram, que querem ser representados, que estão abertos a um debate promissor e dispostos a cooperar.

*Arnaldo Silva Junior, advogado

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: