𝐀𝐏𝐀𝐂 𝐌𝐚𝐬𝐜𝐮𝐥𝐢𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐮𝐭𝐚𝐥 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐥𝐞𝐭𝐚 𝟏𝟐 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦
𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐧𝐨𝐫𝐞𝐬 í𝐧𝐝𝐢𝐜𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐢𝐧𝐜𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐧𝐨 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞

A APAC Masculina de Frutal completou 12 anos de fundação nesta terça-feira – 17 de maio. Um dos maiores motivos para celebração são os dados apresentados pelo juiz de Direito de Frutal, Gustavo Moreira, de que a APAC Masculina de Frutal tem um dos menores índices de reincidência NO crime do Brasil. Enquanto no sistema comum, é de até 85%, nas APACs fica em torno de 13,6%. “Mas na APAC Masculina de Frutal este índice é de apenas 8,6%”, afirmou o juiz. Segundo ele, o apoio à família, a reestruturação da pessoa e as oportunidades de aprendizado profissional e emprego garantem este índice.
De acordo com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o custo por recuperando nas APAcs é 1/3 menor do que no sistema tradicional.

𝐂𝐄𝐋𝐄𝐁𝐑𝐀ÇÃ𝐎
Para celebrar os 12 anos, foi realizado um culto ecumênico com o pastor Natanael de Souza, da Igreja Manancial da Vida (presidente da APAC) e o padre Vanildo Massaro, da Quase Paróquia Menino Jesus de Praga.
Na oportunidade, os líderes religiosos falaram do amor ao próximo. Ressaltaram a importância de uma pena humanizada no propósito maior do método APAC, que é de salvar vidas. Pastor Natanael reverenciou o criador do método APAC, Mário Ottoboni e o defensor dos direitos Humanos Franz de Castro – um dos maiores defensores das prisões humanizadas. Na celebração dos 12 anos, além do culto ecumênico, houve também apresentação do Coral e os parabéns com direito a bolo.

𝐇𝐈𝐒𝐓Ó𝐑𝐈𝐀
A Apac Masculina foi fundada em 17 de maio de 2010, com apenas 10 recuperandos. Hoje, são 237 vidas que estão sendo transformadas, com uma estrutura e capacidade profissional para atender 270 recuperandos.
Por ser uma unidade modelo, da APAC Masculina veio a APAC Feminina que hoje atende 26 mulheres e nasceu a primeira APAC Juvenil do mundo, que atualmente assiste 19 educandos.
Para quem não conhece o sistema APAC, a gestora Paula Queiroz explica que é um presídio alternativo ao sistema prisional comum, fundamentado na humanização. “Não existe vigilância armada e nem a presença de policiais. Os próprios recuperandos guardam as celas e cuidam dos espaços”, explicou Paula.
Os complexos das APACs de Frutal ficam localizados na Estrada de Pirajuba. As pessoas interessadas em conhecer melhor como funciona na prática o presídio humanizado, pode agendar uma visita.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: