FRONTEIRA: MUNICÍPIO REALIZA 1º ENCONTRO DO GRUPO DE DIABÉTICOS INSULINO-DEPENDENTES

No último dia 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, nas dependências da ESF I – Tônico Morais (Vila Reis), realizou o primeiro encontro do grupo de diabéticos insulino-dependentes. O grupo tem como objetivo fazer encontros quinzenais com a equipe multiprofissional do município, onde foram esclarecidas as dúvidas. Neste primeiro momento, foi abordado o manuseio do aparelho de glicemia e técnicas de aplicação de insulina.

De acordo com a enfermeira padrão da ESF-I – Cléris Ferreira Ribeiro e a médica – Dra. Bruna Monique Campos Rodrigues, ao longo dos encontros, o grupo passará por avaliação da enfermagem com aferição da pressão arterial sistêmica, teste de glicose, peso e altura, avaliação médica do controle glicêmico mensal destes pacientes, bem como, sobre o uso dos medicamentos de uso contínuo. Além disso, serão submetidos a exames laboratoriais complementares e referencialmente para especialidades quando necessário.

Elas explicaram ainda que no decorrer dos encontros, o grupo terá orientação sobre a importância de uma boa e regrada alimentação, escolha de alimentos saudáveis e a substituição de alimentos que tendem a aumentar os índices de glicose por alimentos ricos em nutrientes e com baixo teor calórico.

“O objetivo desses encontros é fazer com que os nossos diabéticos, tenham melhor qualidade de vida, e este é o primeiro passo para o tratamento de doenças que trazem risco à saúde”, explicou a enfermeira Cléris. Após o encontro, o grupo foi agraciado com um café da manhã saudável, composto por alimentos integrais e frutas.

%d blogueiros gostam disto: