Cavalgada ExpoFrutal 2017: uma cidade inteira em festa

A ExpoFrutal 2017 começou no último domingo (02) em grande estilo, com a tradicional Cavalgada percorrendo várias ruas e avenidas da cidade. Mais de 200 cavaleiros representaram comitivas de Frutal e região. A população recebeu bem a volta do trajeto original, que passou pela Praça da Matriz. Além da beleza própria do desfile, a organização e a segurança foram aspectos elogiados pelo público.

Por volta de 09h, o caminhão de som e a Comitiva do Sindicato Rural de Frutal puxaram a fila e partiram do alto da Avenida Juscelino Kubitschek, escoltados pela Polícia Militar e auxiliados pelo Tiro de Guerra no controle do trânsito.

“Ficamos felizes pela forma como tudo ocorreu”, comemorou o Major Ivanildo Gomes dos Santos, da Polícia Militar. “Houve grande movimentação de pessoas por todo o percurso para prestigiar o evento e todo mundo contribuiu para a segurança, respeitando as orientações. Foi uma Cavalgada muito bonita. Se todos os dias de ExpoFrutal forem como hoje, a festa será um sucesso.”

Um dos eventos mais democráticos do calendário frutalense, a Cavalgada agrada fãs de todas as idades. Jerônimo Machado, de 90 anos, é um exemplo disso. Ele comparece todos os anos, acha a tradição muito bonita e admira demais a beleza do desfile. “Já participei dos primeiros desfiles. O retorno ao trajeto original deixa a Cavalgada mais bonita e mostra a devoção religiosa dos cavaleiros.”

Em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, o Padre Rogério Aguiar concedeu a bênção às comitivas que por ali passavam. “Foi uma oportunidade bonita de ver a devoção e a fé dos cavaleiros. Realmente há a benção porque se demonstra fé”, disse o padre, após aspergir água benta nos cavaleiros.

Ao adentrarem o Parque de Exposições “Os Idealistas”, as comitivas receberam os cumprimentos finais do presidente Nivaldo Pacheco. Algumas delas foram homenageadas com os seguintes títulos:

Maior comitiva: Entre Morros (Comendador Gomes)

Comitiva mais original: Os Muladeiros (Campo Florido)

Comitiva oriunda do lugar mais distante: Soberana (Prata)

Cavaleiro mais original: Luiz Roberto “Nem”, da Comitiva do Sindicato Rural (Frutal)

Amazona mais elegante: Kenia, da Comitiva Sementes Tabapuã (Frutal)

Participação: Comitiva Fivela de Ouro (Colômbia)

 

Domingo recheado de atrações

 O encerramento da Cavalgada deu início a uma sequência de atrações no parque de exposições. Após a premiação das comitivas, foi realizada a solenidade de abertura oficial da ExpoFrutal 2017.

Na presença de convidados ilustres, como a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, o deputado estadual Arnaldo Silva Júnior, o deputado federal Aelton Freitas e representantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra e outras instituições parceiras, houve a inauguração da nova bandeira do Brasil na Arena “Jairo Rodrigues de Mendonça”.

Por sinal, a arena recebeu também uma nova placa com o nome de seu patrono, simbolizando toda a reformulação do parque de exposições. Os encarregados do descerramento da placa foram o presidente Nivaldo Pacheco e o vice-presidente Fernando Ribeiro Rodrigues, filho do saudoso Jairo Rodrigues, responsável pela construção da arena em 1982.

Outro espaço oficialmente inaugurado foi o Rancho dos Tropeiros, situado próximo a uma das portarias do parque. A construção do lugar, que apresenta arquitetura rústica e fogão de lenha, era um sonho antigo e hoje presta homenagem ao povo que ajudou a construir nossa região e grande parte do país.

A Praça de Alimentação, que a partir deste ano passa a contar com um extenso espaço coberto, foi o centro das atenções pelo restante da tarde. A Queima do Alho foi organizada pela competente equipe da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. No palco, foram realizadas algumas brincadeiras como a Dança dos “Quase” Famosos, com direito a premiações aos participantes. Em seguida, dois animados shows fecharam o primeiro dia de ExpoFrutal, com a dupla Alana & Mariana e o cantor Adriano Ramos.

O vice-presidente Fernando Ribeiro agradeceu a presença de todos. “É realmente gratificante. O mais importante e mais gostoso de ver numa festa dessas, com um parque remodelado e tão bonito, é essa presença maciça de público. O retorno de todo o trabalho da diretoria é poder ver todas essas pessoas alegres e se divertindo. A festa foi muito bem programada e o povo acreditou na qualidade, nas novidades e veio confirmar. Espero que a festa continue assim até o último dia.”

%d blogueiros gostam disto: