Noticias

Oposição, situação, diferente (nem tanto)?

Mentiras, multas, propaganda irregular… de fato e, como já era esperado, o processo eleitoral está pegando fogo nesse retão final, estando há menos de 21 dias para o eleitor ir às urnas. E a partir de agora os ânimos vão se exaltar ainda mais. A “pressão” em busca do eleitor vai aumentar e, por experiências anteriores, dificilmente quem já definiu seu voto irá mudar de opinião a partir de agora. Muito dificilmente mesmo.

==

Enquanto isso, uma das candidaturas tem levado condenações judiciais uma atrás da outra. A candidatura do PSC foi condenada a pagar multa que, totalizando, chega a R$60 mil (20 mil para o candidato a prefeito, 20 mil para o vice e 20 mil para a atual prefeita), disseram inverdades no programa eleitoral e agora terão que ceder 2 minutos de direito de resposta, além de uma série de outras situações que estão em análise na Justiça. Ou seja: apelar para o “vale tudo” não é o caminho, já que a Justiça está aí e está sendo feita.

==

Por outro lado, Toninho Heitor tem focado seu caminho nas propostas para Frutal. Visitando bairros e levando aos moradores as propostas que foram devidamente apresentadas desde o dia 5 de julho no site www.poramorafrutal.com.br. Já as outras candidaturas disseram que só apresentarão suas propostas depois do dia 20 de setembro porque “estavam conhecendo a cidade”.

==

Esse argumento de estar “conhecendo a cidade” me causa estranhamento: se eu quero ser prefeito de um município, eu primeiro tenho que conhecer sua realidade, seus problemas e já apresentar soluções. E outra: acreditar que em 80 dias se conhece a complexidade dos problemas de uma cidade é utopia. O que eu vejo, nesse caso, é a velha politicagem: vou ouvir o que o eleitor quer pra escrever o que ele quer ler e falar o que ele quer ouvir. Ou seja, as propostas são apresentadas com interesse puramente eleitoreiros e, por isso, muitas vezes, são ignoradas assim que termina a eleição. Esse é o MEU ponto de vista.

==

Por outro lado, a eleição está bem definida: quem é situação tem a prefeita no palanque. Quem é oposição, não tem. E a oposição que, até o momento, lidera as pesquisas eleitorais devidamente registradas, é Toninho Heitor. Então, quem não compactua com a atual administração tem um ótimo caminho para dar seu voto: Toninho Heitor.

==

O outro candidato de oposição bem que tem tentado, mas tem visto seu palanque esvaziar dia a dia. Mas é direito dele continuar na briga. Só que até o momento não emplacou de vez nas pesquisas eleitorais registradas.

==

E se o candidato da situação ainda continua em segundo lugar, faço minha “aposta” para essa reta final: acredito que a tacada agora será tentar “desvincular” sua imagem da atual administração e de grupos políticos que o apoiam para que, num último momento, seja apresentado como algo diferente. Porém, um “diferente” que, no debate de educação da FAF, deixou a entender que quer manter o Secretário de Educação de Frutal na pasta, apesar de ter assinado um termo de compromisso em apreciar três nomes indicados pelo Sindicato dos Professores. Ou seja… será mesmo diferente?

==

Dia a dia… já já acaba as eleições!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: