Noticias

Quadro se estabelecendo com saída de secretários municipais

Três secretários municipais pediram exoneração de seus cargos nesta quarta: Zé Luís, da Educação; Plínio, da saúde, e Zé Neto, meio ambiente.

Todos estão de olho nas eleições 2012. Zé Luís pretende ser indicado do PPS a vice em alguma chapa, porém, deverá concorrer a indicação junto com Maíza e Plínio. Apesar dos últimos dois não estarem no PPS, são filiados ao PR da prefeita Ciça e, ao que tudo indica, poderão ser indicados a vice-prefeito numa composição com o pré-candidato Mauri Alves.

Zé Neto, do PSDB, lançou sua pré-candidatura a prefeito, mas aguarda o posicionamento oficial do partido e do secretário Narcio Rodrigues para saber se irá encabeçar chapa, compor como vice ou apoio.

Vários são os contornos que a política poderá tomar agora. Com especial atenção a Zé Luís e Plínio, além de Maíza, os eleitores poderão ter um índice de como deverá ser a composição das eleições municipais.

Maíza ainda deve superar alguns desafios até ser indicada a vice, da mesma forma que Plínio também deverá ter alguma resistência em torno de seu nome, caso as especulações do meio político se confirmem. O único que, até o momento, não houve restrições a seu nome é Zé Luís, que sai da educação com um grande respaldo de aprovação de pais e professores.

Zé Neto poderá compor chapa com o PTB, PMDB ou ainda tentar candidatura independente. Porém, essa opção parece um tanto quanto incerta dado a números de pesquisas recentemente divulgados e ao próprio fato do PSDB estar um tanto quanto dividido em termos de apoios. Assim, não será estranho se Zé Neto figurar como candidato a vice também.

Agora é hora de prestar atenção nos movimentos dos principais colocados na pesquisa: Toninho, Ésio e Mauri.

Toninho Heitor tem estado próximo do PMDB e com uma parcela do PSDB e, de acordo com alguns tucanos,   espera-se que o secretário Narcio manifeste seu apoio a ele tanto pela trajetória política de ambos como pelas figuras peessedebistas envolvidas na pré-campanha de Toninho.

Mauri já tem como certo o apoio da prefeita Ciça e de figuras como Adalberto Queiroz e Juninho do Sindicato, principais articuladores de sua pré-campanha. Há a expectativa de Mauri também em torno do posicionamento de Narcio Rodrigues, na tentativa de dar continuidade à união política dos dois grupos. A relação dos grupos de Ciça e Narcio, politicamente, anda bem estremecida e esse fator é o que mais pode ter peso na palavra final de Narcio.

Ésio deverá surgir independente novamente, e o nome mais cotado para vice, no momento, é o da ex-secretária de agricultura Maria Lúcia Azoia. O nome de Maria Lúcia é visto com simpatia pelos petistas e pelo grupo que apóia Ésio, especialmente pelo fato de agregar a ele um público distinto daquele que Ésio já tem tido penetração nas últimas duas eleições.

Pelo visto, o PR, se não tomar cuidado, passará da prefeitura para um mero coadjuvante após o processo eleitoral.

Mais 23 dias e todas as respostas deverão ser dadas. Mas acredito que o quadro não deverá ser diferente desse que está se estabelecendo no momento.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

4 thoughts on “Quadro se estabelecendo com saída de secretários municipais

  • eleitor

    Acho que uma pessoa pra ter um blog, deve ser pelo menos dar informações para todos os lados iguai e não favorecendo o seu preferido. Neste caso achei engraçado vcs falarem o nome da Maiza como tipo ela tendo algum tipo de problema ou rejeição pra sair a candidata. Ela nas pesquisas está la em cima e olha que neim grupo neim pré candidata neim dinheiro neim bla bla bla ela usou e seu nome sempre la em cima. E vcs só falam o nome que bem entender. Acho que o principal nome e que mudaria tudo nas eleições é o da Vereadora Maiza Signorelli. Se ela sair que seja de vice em alguma chapa creio que é um ótimo apoio por tudo que ela fez e não ter problemas com ninguem e a população adorar ela. Pensem nisso e tentem fazer um trabalho bonito e não somente focando em quem bem entender e quem bem vcs quiserem. Enfim o trabalho de vcs é otimo pelas informações mais tentem ser mais neutros. Minha opinião. Desde ja obrigado

  • Obrigado pela sua opinião, pena que não se identifica para que eu pudesse cumprimentá-lo pelo nome. Pois bem, são impressões minhas e, como já disse anteriormente,são opiniões e assuntos que eu ouço nos bastidores e que publico aqui. Quanto à Maíza, adoro ela como pessoa e tenho gratidão por ela por vários motivos. Mas, infelizmente, eleitoralmente as questões nem sempre correspondem ao que todos esperam. Enfim, o jogo é esse e não estou dizendo que estou certo, apenas o que eu tenho analisado. Dia 30 todos ficaremos sabendo como as peças se movimentaram.

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: