Noticias

Prefeitura recolhe 6 mil pneus e muda local de armazenamento

Intensificando as ações de combate a dengue em Frutal, especialmente dos criadouros do mosquito transmissor da doença, a Prefeitura enviou mais de 30 toneladas de pneus coletados por agentes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no município. O material foi encaminhado para uma empresa especializada em reciclagem para ser aproveitado em massa asfáltica.
Todo esse criadouro em potencial foi encontrado em borracharias ou mesmo abandonados em vias públicas e terrenos baldios. A retirada de pneus inutilizáveis faz parte de uma ação contínua da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a educadora municipal em Saúde, Miralda Silva Soares, além de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, a medida também colabora na preservação do meio ambiente. “Esse serviço é muito eficiente, pois o pneu está entre os principais criadouros do mosquito, sem contar que ainda damos uma destinação correta para a borracha, contribuindo na limpeza da cidade e principalmente na preservação do meio ambiente”, explica.
pneusMiralda conta que a Prefeitura transferiu o local de depósito dos pneus – que antes ficava no centro da cidade – para a rua Antônio Alves Júnior, 311, no Progresso. O objetivo é melhorar o armazenamento e a organização. “O antigo barracão já estava pequeno para receber o carregamento bimestral de 6 mil pneus. A partir de agora, poderemos acomodar melhor a carga e facilitar o transporte para a empresa responsável”, argumenta.
De acordo com Miralda, há um convênio entre a Prefeitura de Frutal e a empresa Pneus Neto, de Goianésia-GO, que busca os pneus há 6 anos e os reaproveita na produção de massa asfáltica. “Essa é uma parceria que tem dado certo. Nós somos responsáveis apenas pela logística de recolhimento. Todo o processo de reciclagem é feito pela empresa, que reaproveita a borracha e produz asfalto”, finaliza.

Como o pneu vira asfalto?
Na recicladora, o pneu é triturado e um ímã ajuda a separar o aço. Nada se perde, tudo tem um destino ecologicamente correto. O aço é vendido para siderúrgicas. Já a borracha é misturada ao piche do asfalto e é usada na pavimentação. A reciclagem de pneus não é novidade, a tecnologia chegou ao Brasil em 2001. Além de possibilitar uma camada mais fina no asfalto e baratear o custo, a borracha do pneu contém antioxidantes que tornam sua liga mais densa. Por essa razão, o envelhecimento do asfalto é retardado. (SECOM)

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: