Frutal pagará Piso Nacional para professores

Da Assessoria de Imprensa: O novo piso salarial dos professores teve um aumento de 13,01%. O valor de R$ 1.917,78, já havia sido estimado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), com base nos critérios que têm sido adotados pelo MEC. O salário inicial dos educadores de escola pública, com formação de nível médio, leva em conta uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Em Frutal cerca de 400 profissionais irão receber o reajuste do piso.

O secretário municipal de Educação, José Luiz de Paula e Silva, informa que o piso nacional tem a finalidade de valorizar os profissionais da educação.“A impressão que se tem é que quem faz a apólice financeira é o Governo Federal, mas não é, o pagamento é feito através do Fundeb, que nada mais é do que fundos que são retirados dos impostos arrecadados pelo próprio município, que vão para União e depois retornam para a Prefeitura”, explica.

José Luiz afirma que o prefeito Mauri Alves tem um compromisso com a classe dos educadores e determina que seja cumprido o que prevê a lei. “Já estávamos preparados para esse reajuste, porque no mês de setembro a CNM e o MEC haviam divulgado uma nota prevendo que o aumento seria em torno de 13%. Acreditamos que a arrecadação do Fundeb deva crescer neste mesmo percentual, beneficiando diretamente os professores”, destaca.

O presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Frutal, Celso Júnior Domingos, elogiou a iniciativa do Governo. “O prefeito Mauri tem se preocupado com a valorização do magistério e a manutenção da qualidade do ensino em Frutal. E para isso vem mantendo o piso salarial dentro das tabelas de reajustes anuais. Assim que o MEC determina o valor, a administração já inclui a atualização nos vencimentos dos professores de forma automática, fato que antes tínhamos que negociar ou até mesmo escalonar a forma de pagamento e cumprimento do reajuste”, comenta.

Salário dos servidores municipais é reajustado

Em reunião realizada na sexta-feira (16),vereadores aprovam reajuste de 6,41% no salário dos servidores públicos municipais. A extraordinária, convocada a pedido do Executivo, concordou com os termos do projeto de lei enviado à Câmara pelo prefeito Mauri Alves. Na mesma sessão, foi autorizado aumento de 8% no salário dos funcionários do Legislativo, conforme projeto de autoria da Mesa Diretora, atualmente presidida pelo vereador Marcelo Luis de Oliveira. Em ambos os casos, os reajustes serão retroativos e já serão incluídos no pagamento das folhas do mês de janeiro. (SECOM)

==

rf2015dchaplin

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: