Entidades sofrem com atraso de repa$$e$

Foto: Edilson Luís
Foto: Edilson Luís

Reportagem do amigo Edilson Luís do site AloFrutal aponta uma situação complicada: entidades assistenciais de Frutal estão com repasses atrasados de subvenções, ou seja, o auxílio que a Prefeitura se propõe a dar mensalmente para a manutenção dos serviços prestados à comunidade. Dentre as entidades que estão enfrentando problemas financeiros diante da falta de repasses estão a Casa da Criança, Asilo Pio XII e APAE.

De acordo com a reportagem, dos 9 repasses programados para 2014, apenas 4 foram feitos. Assim, as entidades estão tendo que “se virar nos 30” para pagar as despesas, que incluem funcionários e material de consumo e alimentação. Segundo o jornalista, até as 11h. dessa quinta não havia recebido respostas do município se há uma previsão de pagamento dos repasses atrasados.

A situação é complicada e nos traz a tona duas vertentes do problema: a dependência das entidades assistenciais do dinheiro público, o que foi reforçado durante a gestão da ex-prefeita Ciça, que tentava não atrasar essas subvenções, e também a falta de maturidade das entidades em conseguir caminhar com as próprias pernas.

É claro que o serviço social prestado é de extrema importância e defendo que devam receber sim a ajuda do município. Mas também é preciso que haja uma programação para que a comunidade possa ajudar mais na manutenção dos serviços prestados. Porém, uma vez que a promessa de repasse foi feita, é preciso que se cumpra.

Como diz um velho ditado: “Prometer ninguém é obrigado, mas cumprir, sim”. Espero que os importantes trabalhos não sejam prejudicados pela falta de verbas. E que uma solução para esse problema apareça rapidamente.

==

rf2015

 

escideal

 

 

%d blogueiros gostam disto: