Descarte de lixo eletrônica é tema de indicação da vereadora Irma Rezende

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha em que ela sugere a criação de um programa educativo nas escolas da rede pública municipal, através de campanhas para coleta e descarte consciente de “lixo eletrônico”, visando um meio ambiente ecologicamente equilibrado, sugerindo ainda a denominação “Descarte Consciente de seu Lixo Eletrônico”.

De acordo com a vereadora, essa iniciativa é de suma importância no ensino como uma prática que pode envolver alunos, familiares e profissionais de reciclagem, além de desenvolver maior consciência e comprometimento com a necessidade de preservar o meio ambiente.

Para ela, quanto mais o assunto “meio ambiente” for abordado, maiores as chances de se despertar a consciência sobre a preservação. “Considero muito importante a criação desse programa educativo de coleta voluntária nas escolas, dando destino correto do lixo eletrônico, pois, certamente, os resultados serão positivos”, declara.

A vereadora enfatiza que os objetos que constituem o lixo eletrônico (como celulares, câmeras fotográfica, computadores, pilhas, monitores, baterias, televisões e impressoras) podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas por serem compostos por metais e substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio que contaminam o solo e a água.

“Se não forem descartados em locais próprios poderão provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em aterros sanitários, terrenos baldios ou ruas. É preciso que o Poder Público imponha à comunidade o dever de preservar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações”, conclui.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: