Vacinadores de Frutal e região são atualizados sobre a aplicação da vacina BCG

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Quem não se lembra da famosa vacina BCG que deixa no braço para o resto da vida uma cicatriz inconfundível? Aplicada nos primeiros dias de vida do bebê ela tem um papel fundamental por ser a principal proteção contra formas graves de tuberculose.

E foi justamente para atualizar sobre a teoria e a prática da aplicação desta vacina que profissionais da saúde da microrregião Triângulo Sul participaram na segunda-feira, dia 13, de um treinamento realizado o dia todo no espaço Uaitec. O curso foi ministrado pela referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, Thais Barbosa Correia Teixeira.

Na oportunidade, Thais Barbosa falou sobre a segurança do paciente, o manuseio da vacina BCG, técnica de diluição, preparo e aplicação, a necessidade e o tipo de EPI a ser utilizado na sala de vacina, sobre as boas práticas na rede de frio e conservação da vacina, entre outros orientações técnicas. “No período da manhã houve a parte teórica. Já à tarde, os profissionais participaram de uma prática com simulação da aplicação da BCG”, informou.

Na opinião da Secretária Municipal de Saúde, Lamonise Ribeiro, a capacitação foi importante para a formação de multiplicadores que irão repassar os ensinamentos aos demais vacinadores das Unidades Básicas de Saúde. “Agradeço a participação dos profissionais de saúde e a parceria com o município que viabilizou a realização deste treinamento”, reconheceu.

A coordenadora da imunização em Frutal, a enfermeira Erica Garcia, também ressaltou a importância da reciclagem feita pela Regional: “Esse treinamento significa a atualização dos vacinadores que já atuam na área e a garantia de mais profissionais habilitados para orientar os demais colaboradores das salas de vacina”, afirmou.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, em Frutal, a vacina BCG está disponível aos pais e responsáveis todas às quartas-feiras por meio do agendamento feito na Unidade Básica de Saúde “Dr. Sandoval Henrique de Sá”. Sobre o curso, ele resumiu: “A vacina BCG é minuciosa e essa capacitação é fundamental para que nossos profissionais se atualizem sobre a técnica de aplicação, tenham domínio e consigam replicar as informações”, disse.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: