Segunda morte por variante Delta de MG é registrada em Uberaba

A segunda morte por Covid-19 pela variante Delta, que estava em investigação no Estado, é de Uberaba. Segundo informações da SES-MG, trata-se de uma mulher de 56 anos. A primeira morte foi confirmada no sábado, dia 21 de agosto, pela Prefeitura de Rio Novo, quando uma idosa de 74 anos e moradora do Rio de Janeiro faleceu em decorrência do agravamento da doença. Além das duas mortes, a SES-MG já registrou 91 amostras genotipadas que identificaram a variante Delta em pessoas entre 8 e 93 anos. Acionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de sua assessoria, que não foi informada oficialmente da confirmação da variante Delta em Uberaba e que “não tem estrutura tecnológica para investigar variantes”. 

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mudou a forma como divulga as informações com relação à presença da variante Delta do coronavírus. Antes, a pasta afirmava haver “12 casos confirmados e 79 prováveis” e, desde ontem (24), todos eles são tratados como “casos identificados”. A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa da SES-MG para mais informações sobre o caso e aguarda posicionamento.

Ao JM, o Município explica que “o trabalho de investigação é feito pelo Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG), que monitora a circulação de variantes em Minas Gerais e divulga atualizações sempre que estão disponíveis. O OViGen-MG é composto por membros da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Laboratório de Biologia Integrativa da Universidade Federal de Minas Gerais (LBI-UFMG), Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (NUPAD-UFMG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)”.

Quanto ao perfil destes casos notificados à SES-MG, a idade variou entre 8 a 93 anos, com mediana de 48 anos. Um total de 51 casos do sexo feminino (56%) e 40 casos do sexo masculino (44%). Destes, 2 casos evoluíram a óbito, sendo um de Rio Novo e outro de Uberaba. A localização destes casos está detalhada no painel de monitoramento das variantes, aberto para consulta pública e disponível no link: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel

Segundo o painel da SES-MG, Uberaba tem apenas um caso da variante Delta identificado, que é justamente o da paciente que evoluiu para óbito. De acordo com informações do Ministério da Saúde na noite desta terça-feira, são 1.405 casos da cepa no Brasil, sendo 94 em Minas Gerais. Desses, 50 óbitos foram confirmados pelo Governo Federal, nos estados de Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Paraná (19), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Sul (11), Santa Catarina (1) e no Distrito Federal (4).

Fonte: Jornal da Manhã

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: